Como escrever e falar "feliz aniversário" em japonês

Escrito por amy mcnulty | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever e falar "feliz aniversário" em japonês
Saber como falar e escrever "feliz aniversário" em japonês impressionará colegas e amigos japoneses (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Ao desejar um feliz aniversário a um amigo ou colega japonês, você poderá impressioná-lo utilizando a expressão correta em sua língua. Aprenda como escrever a frase com a ordem dos traços adequada para que os caracteres fiquem legíveis e atraentes. Com isso, poderá escrever em um cartão ou uma lembrança. Ao ver o destinatário do presente, diga "feliz aniversário" em japonês enquanto entregá-lo. Traduza as palavras que completam a frase para "aniversário" e "parabéns".

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pratique a fala "otanjoubi omedetou gozaimasu". Ao aprender japonês, é mais fácil falar as palavras antes de aprender a escrevê-las. "Feliz aniversário" em japonês é "otanjoubi omedetou gozaimasu", sendo que poderá dizer a um amigo apenas "otanjoubi omedetou". "Tanjoubi" significa "aniversário". A colocação do "o" no início torna a palavra mais polida. "Omedetou" ou "Omedetou gozaimasu" é o mesmo que "parabéns". Foneticamente, um orador brasileiro achará útil o guia de pronúncia a seguir:

    oh (como "ou") tahn (como "ton") joe (como "djou") bee (como "bi")

    oh (como "ou") may (como "mei") deh (como "dei") toe (como "tou")

    goh (como "gou") zai (como "zaaí") mahs (como "más").

  2. 2

    Identifique os caracteres hiraganá e kanji. O primeiro é um alfabeto fonético japonês em que cada caractere representa um som e não uma palavra. É mais fácil de escrever do que o segundo, o alfabeto de ideogramas japonês derivado do chinês, no qual cada símbolo representa uma palavra e tem múltiplas pronúncias. A frase "otanjoubi omedetou gozaimasu" possui três caracteres kanji ("tan", "jou" e "bi", que juntos significam "aniversário") e onze caracteres hiraganá ("o", "o", "me", "de", "to," "u," "go," "za," "i," "ma" e "su").

  3. 3

    Escreva o hiraganá de cima para baixo, da direita para a esquerda. O japonês lê de cima para baixo e começa do lado direito de uma página antes de trabalhar o lado esquerdo. Ao escrever "otanjoubi omedetou gozaimasu", poderá começar com o "o" no canto direito superior da página. Seguindo a ordem, "tanjoubi" será escrito abaixo. No entanto, como é fácil escrevê-lo, deixe o espaço abaixo em branco por hora. Mova-se para a esquerda do "o" e escreva "o-me-de-to-u-go-za-i-ma-su" de cima para baixo. Escreva os caracteres na ordem de traços apropriada (veja em "Recurso 1").

  4. 4

    Escreva o kanji para "tan" abaixo do primeiro "o". "Tan" é o caractere mais complicado na mensagem e requer quinze traços de caneta. Siga a ordem de riscos apropriada, lembrando que linhas horizontais vêm antes de verticais e que deverá desenhar as linhas horizontais da esquerda para a direita e as verticais de cima para baixo. Veja o "Recurso 2", para visualizar uma animação de ordem de traços (clique no botão direito abaixo do número de traços).

  5. 5

    Escreva o kanji para "jou" abaixo de "tan". "Jou" é mais fácil e requer apenas cinco traços. Observe o "Recurso 3", para verificar a ordem de traços apropriada (clique no botão direito abaixo do número de traços).

  6. 6

    Escreva o kanji para "bi" embaixo de "jou". "Bi" é o kanji com menos traços em "otanjoubi omedetou gozaimasu". Você precisará fazer apenas quatro riscos, porque os lados de cima e da direita da forma de quadrado são apenas um traço. Verifique o "Recurso 4", para a ordem apropriada de traços (clique no botão direito abaixo do número de traços).

Dicas & Advertências

  • Caso deseje, poderá escrever o kanji para "tanjoubi" imediatamente após escrever o hiraganá para o primeiro "o"; essa é a ordem correta para escrever a mensagem.
  • Você também poderá escrever a mensagem em uma linha horizontal, apesar das séries na vertical serem mais tradicionais. Escreva a mensagem em uma linha da esquerda para a direita: "o-tan-jou-bi-o-me-de-to-u-go-za-i-ma-su".
  • Não perca tempo lutando com o kenji, se considerá-lo muito difícil. Se preferir, poderá subir para escrever a palavra "tanjoubi" em hiraganá com os caracteres para "ta-n-jo-u-bi", e um japonês entenderá (veja no "Recurso 1").
  • Não deixe espaços entre palavras. O japonês escrito não possui espaços em uma sentença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível