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Como escrever um modelo de acordo financeiro

Acordos verbais são perfeitamente legais. Mas, infelizmente, eles só tem valor quando escritos e comprovados por testemunhas, e é justamente por isso que é sempre bom registrar tudo no papel. Não importa se é um desconhecido ou seu melhor amigo, deixar as coisas por escrito evita mal-entendidos, além de salvar negócios e amigos. Se você não tiver um acordo de pagamento escrito, os detalhes de seu contrato podem ficar difíceis de se compreender, porque as interpretações das pessoas são invariavelmente diferentes. Economize tempo, dinheiro e estresse escrevendo um acordo de pagamento que reflita de fato os termos de seu contrato.

Instruções

Acordos verbais são suficientes desde que eles sejam apoiados por um sólido acordo escrito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escreva os nomes, endereços e outros detalhes de contato relevantes das pessoas ou empresas envolvidas na transação. Use seus nomes legais ou o acordo pode não ter validade alguma. A prática comum é introduzir os participantes da transação no começo e identificar quem é o mutuário, o credor, o prestador de serviços, contratante e assim por diante. Por exemplo, depois de escrever os detalhes de contato de John Smith, você poderia escrever: John Smith, doravante referido como mutuário.

  2. Detalhe a quantidade a ser paga e o conceito ou razão da transação. Por exemplo, você poderia escrever: "Pelo empréstimo recebido, o mutuário promete pagar ao credor R$ 400,00". Se o pagamento é feito por troca de serviços, especifique quais devem ser os termos desse serviço.

  3. Especifique o método do pagamento. Existem vários métodos que podem ser utilizados, como pagamento único, prestações iguais ou prestações com um pagamento inicial ou final maior.

  4. Escreva a data de vencimento para o pagamento. Se o pagamento for em prestações, especifique a data para o primeiro e último vencimento. Se for um pagamento único, escreva quando o pagamento foi ou será feito. O acordo de pagamento pode também ser programado sob demanda, mas é importante incluir uma previsão de data em que o pedido pode ser feito. Por exemplo, você pode escrever: "O pagamento será feito sob demanda mas não antes de (data especifica)".

  5. Assine o documento e certifique-se que a outra parte, ou as outras partes, também assinem. Sem a assinatura, o acordo de pagamento não tem validade.

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