Mais
×

Como escrever um panfleto

Atualizado em 17 abril, 2017

Os panfletos são o meio de divulgação portátil perfeito. Eles podem ser feitos para atender a uma variedade de assuntos e podem ter muitos estilos, visando divulgar uma informação com o mínimo de palavras possível. Usar o Microsoft Publisher é uma maneira simples de escrever e desenhar um folheto, pois oferece inúmeras opções. Ele disponibiliza muitos modelos de folheto para ajudá-lo a decidir como a brochura deve ficar e o que deve ser incluído.

Instruções

Aprenda a criar um panfleto que seja atraente aos olhos dos leitores (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

    O que incluir em um panfleto

  1. Decida sobre um propósito ou tema para o seu panfleto. Ele foca em um evento, fala sobre uma empresa ou fornece informações sobre um programa social? Esse é o primeiro passo e o mais importante, pois é o que irá guiá-lo através de cada etapa.

  2. Escolha as informações a serem acrescentadas na brochura e inclua apenas os pontos essenciais. Lembre-se que um panfleto é muito pequeno em tamanho, por isso, será impossível caber tudo. Não esqueça de manter o foco sobre o tema.

  3. Seja breve. Depois de decidir o que incluir, pense em como dizê-lo. Mesmo se você acha que seu texto está conciso, muito provavelmente ainda será necessário cortar informações para que caiba no papel.

  4. Utilize listas como uma maneira simples de apresentar informações.

    Utilize modelos de panfletos no Microsoft Publisher

  1. Vá em "File" (Pasta) e escolha "New" (Novo), quando tiver aberto o programa. Uma caixa aparecerá no lado esquerdo da tela.

  2. Clique na seta ao lado de "Publications for Print" (Publicações para Imprimir). Será apresentada uma lista de tipos de publicações.

  3. Escolha panfletos. Vários modelos diferentes serão exibidos.

  4. Selecione um modelo de panfleto que melhor se adapte ao seu propósito ou tema. Não se preocupe com a cor ou o estilo da fonte do template, pois o programa permite personalizar tudo isso mais tarde.

  5. Dê um duplo clique no modelo escolhido e ela será aberto na tela. Muitas vezes, textos e imagens de enchimento são utilizados para reservar espaços. Você pode substituir tudo isso com a sua própria informação. Também pode escolher se deseja uma brochura de três ou quatro folhas.

    Como esboçar o panfleto

  1. Escolha um título e gráfico principal que chamem a atenção para a capa do panfleto. Ele deve dizer claramente ao público o seu foco, ou ser tão atraente que as pessoas vão pegá-lo sem saber do que se trata. O primeiro caso é provavelmente a melhor escolha.

  2. Coloque a informação da empresa ou organização na capa. Você também pode incluir as informações de contato, mas apenas para fins informativos, e não como um curso de ação.

  3. Coloque informações introdutórias ou um pouco distintas na folha que é vista imediatamente após a abertura da capa.

  4. Coloque as informações mais importantes sobre as folhas dentro da brochura. Quando o panfleto estiver totalmente aberto, isto é o que o leitor verá.

  5. Use subtítulos claros para fragmentar a informação contida no interior. Você deseja que os leitores entendam facilmente o que é mais importante. Um grande bloco de texto sólido vai intimidá-los.

  6. Adicione um curso de ação para a folha de trás. Esta deve ser a seção "para mais informações". Inclua os números de telefone, endereços de e-mail ou sites – o que for necessário.

  7. Invista nas cores. Adicionar cores e gráficos em todo o panfleto fragmentará informações, fazendo com que pareça mais atraente. O Microsoft Publisher oferece muitos esquemas de cores.

  8. Utilize uma fonte fácil de ser compreendida. Fique longe de fontes de estilo roteiro, porque elas podem ser difíceis de ler.

  9. Faça com que a fonte do corpo de texto seja a maior possível, por isso, tente não usar algo menor que 11. Da mesma forma, os títulos devem ser muito maiores do que o corpo do texto, e destaque-os usando uma cor diferente.

Dicas

  • Dê uma olhada em outros panfletos com um foco ou tema semelhante ao que você está criando. Isso lhe ajudará a ter algumas ideias sobre o que incluir e como projetá-lo.
  • Pense nos folhetos que você já viu no passado e pergunte: o que os torna memorável? Aplique alguns dos aspectos memoráveis ao seu próprio panfleto.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article