Passatempos

Como escrever um panfleto

Escrito por erica sweeney | Traduzido por débora sousa
Como escrever um panfleto

Aprenda a criar um panfleto que seja atraente aos olhos dos leitores

Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

Os panfletos são o meio de divulgação portátil perfeito. Eles podem ser feitos para atender a uma variedade de assuntos e podem ter muitos estilos, visando divulgar uma informação com o mínimo de palavras possível. Usar o Microsoft Publisher é uma maneira simples de escrever e desenhar um folheto, pois oferece inúmeras opções. Ele disponibiliza muitos modelos de folheto para ajudá-lo a decidir como a brochura deve ficar e o que deve ser incluído.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    O que incluir em um panfleto

  1. 1

    Decida sobre um propósito ou tema para o seu panfleto. Ele foca em um evento, fala sobre uma empresa ou fornece informações sobre um programa social? Esse é o primeiro passo e o mais importante, pois é o que irá guiá-lo através de cada etapa.

  2. 2

    Escolha as informações a serem acrescentadas na brochura e inclua apenas os pontos essenciais. Lembre-se que um panfleto é muito pequeno em tamanho, por isso, será impossível caber tudo. Não esqueça de manter o foco sobre o tema.

  3. 3

    Seja breve. Depois de decidir o que incluir, pense em como dizê-lo. Mesmo se você acha que seu texto está conciso, muito provavelmente ainda será necessário cortar informações para que caiba no papel.

  4. 4

    Utilize listas como uma maneira simples de apresentar informações.

    Utilize modelos de panfletos no Microsoft Publisher

  1. 1

    Vá em "File" (Pasta) e escolha "New" (Novo), quando tiver aberto o programa. Uma caixa aparecerá no lado esquerdo da tela.

  2. 2

    Clique na seta ao lado de "Publications for Print" (Publicações para Imprimir). Será apresentada uma lista de tipos de publicações.

  3. 3

    Escolha panfletos. Vários modelos diferentes serão exibidos.

  4. 4

    Selecione um modelo de panfleto que melhor se adapte ao seu propósito ou tema. Não se preocupe com a cor ou o estilo da fonte do template, pois o programa permite personalizar tudo isso mais tarde.

  5. 5

    Dê um duplo clique no modelo escolhido e ela será aberto na tela. Muitas vezes, textos e imagens de enchimento são utilizados para reservar espaços. Você pode substituir tudo isso com a sua própria informação. Também pode escolher se deseja uma brochura de três ou quatro folhas.

    Como esboçar o panfleto

  1. 1

    Escolha um título e gráfico principal que chamem a atenção para a capa do panfleto. Ele deve dizer claramente ao público o seu foco, ou ser tão atraente que as pessoas vão pegá-lo sem saber do que se trata. O primeiro caso é provavelmente a melhor escolha.

  2. 2

    Coloque a informação da empresa ou organização na capa. Você também pode incluir as informações de contato, mas apenas para fins informativos, e não como um curso de ação.

  3. 3

    Coloque informações introdutórias ou um pouco distintas na folha que é vista imediatamente após a abertura da capa.

  4. 4

    Coloque as informações mais importantes sobre as folhas dentro da brochura. Quando o panfleto estiver totalmente aberto, isto é o que o leitor verá.

  5. 5

    Use subtítulos claros para fragmentar a informação contida no interior. Você deseja que os leitores entendam facilmente o que é mais importante. Um grande bloco de texto sólido vai intimidá-los.

  6. 6

    Adicione um curso de ação para a folha de trás. Esta deve ser a seção "para mais informações". Inclua os números de telefone, endereços de e-mail ou sites – o que for necessário.

  7. 7

    Invista nas cores. Adicionar cores e gráficos em todo o panfleto fragmentará informações, fazendo com que pareça mais atraente. O Microsoft Publisher oferece muitos esquemas de cores.

  8. 8

    Utilize uma fonte fácil de ser compreendida. Fique longe de fontes de estilo roteiro, porque elas podem ser difíceis de ler.

  9. 9

    Faça com que a fonte do corpo de texto seja a maior possível, por isso, tente não usar algo menor que 11. Da mesma forma, os títulos devem ser muito maiores do que o corpo do texto, e destaque-os usando uma cor diferente.

Dicas & Advertências

  • Dê uma olhada em outros panfletos com um foco ou tema semelhante ao que você está criando. Isso lhe ajudará a ter algumas ideias sobre o que incluir e como projetá-lo.
  • Pense nos folhetos que você já viu no passado e pergunte: o que os torna memorável? Aplique alguns dos aspectos memoráveis ao seu próprio panfleto.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media