Como escrever um parágrafo de comparação ou contraste

Escrito por lorraine ramirez | Traduzido por paola chan
Como escrever um parágrafo de comparação ou contraste
Saber escrever parágrafos de comparação/contraste pode salvar sua redação (Comstock/Comstock/Getty Images)

Quando você está escrevendo uma redação de comparação ou contraste, precisa se certificar que suas ideias estejam organizadas em termos de lógica de tal forma que os leitores possam entender. Suas ideias ficarão expostas em parágrafos e serão então incluídas no trabalho escrito. Escrever esse tipo de parágrafo não precisa ser difícil, já que é feito da mesma forma que qualquer outro tipo de parágrafo. Você precisa se certificar que focalizou suas ideias para escrever o parágrafo.

Instruções

  1. 1

    Escolha se o parágrafo vai ser de contraste ou comparação. Ele não pode ser os dois, senão suas ideias ficarão embaralhadas. Crie uma frase de abertura que resuma sua ideia e que mostre o tipo de parágrafo que está por vir. Frases de abertura são usadas para introduzir o seu leitor ao tópico e ajudar a guiá-lo pelo artigo. Por exemplo, digamos que o seu primeiro parágrafo será um de comparação. Você poderia escrever algo como:

    Em ambos "Abençoe-me, Ultima" e "A casa da rua mango", os protagonistas são crianças que estão à procura de suas identidades.

  2. 2

    Desenvolva seu parágrafo fornecendo uma explicação e identificando a qualidade de cada um, ou explicitando no que diferem. Cada parágrafo precisa incluir uma qualidade ou elemento que será discutido. Conecte os dois textos ou itens que você está discutindo dizendo algo como "Em ambos os livros é dito que" ou "Anaya e Cisneros também incluem" ou "Isso é algo que os objetos compartilham". Para a contraposição, você poderia escrever "Anaya, no entanto, se baseia nas imagens visuais ao desenvolver a história, enquanto Cisneros constantemente enche sua prosa com elementos de poesia".

  3. 3

    Complete seu parágrafo apenas depois de ter incluído a explicação e ter feito comparações ou estabelecido diferenças. Adicione uma frase de conclusão que feche o parágrafo. Você pode adicionar algo como:

    A forma utilizada por Cisneros e Anaya para retratar seus protagonistas mostra o toque de influências bibliográficas em ambos os trabalhos.

    Já que Cisneros e Anaya cresceram em partes diferentes do país, apesar de ambos terem vindo de famílias latinas, os autores oferecem visões distintas da vida latina.

  4. 4

    Adicione tantos parágrafos de comparação ou contraste quanto forem necessários até que você tenha completado seu trabalho escrito. Certifique-se que os parágrafos têm um bom andamento. Se você for incluir os dois tipos de parágrafo, agrupe-os para primeiro ter a comparação e depois o contraste.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível