×
Loading ...

Como escrever o primeiro currículo para recém-formados do ensino médio

Criar um currículo é o primeiro passo para conseguir um emprego. Seu objetivo é conseguir uma entrevista, então pense nisso como a sua própria oportunidade de marketing pessoal. Se você é um estudante ou recém-formado do ensino médio, o seu currículo deve se concentrar em suas realizações escolares, atividades extracurriculares, trabalho voluntário e empregos de meio período.

Instruções

Criar um currículo é o primeiro passo para conseguir um emprego (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Esqueça um escritor profissional e faça o currículo você mesmo. Usar um escritor pode ser algo a se considerar em outra oportunidade, quando você possuir mais experiência em sua carreira.

    Loading...
  2. Crie uma lista de trabalhos que o interessam e estude os requisitos do cargo. Se você, por exemplo, está se candidatando a uma vaga de recepcionista, inclua informações em seu currículo sobre suas habilidades de comunicação ou conhecimentos de informática. Se busca um emprego como entregador, foque em sua experiência como motorista e conhecimento das ruas. Demonstre suas competências com um exemplo concreto. Em vez de simplesmente dizer que você tem conhecimentos de informática, explique que adquiriu essas habilidades tutelando outros alunos no laboratório de informática, por exemplo.

  3. Use verbos que demonstrem vontade de crescer na carreira, pois eles ajudam a deixar o currículo mais atrativo e podem lhe dar a vantagem sobre seus concorrentes. Verbos funcionam melhor no início de cada frase como, por exemplo: "Concluí o curso de direção defensiva, com pontuação máxima", "Ganhei prêmio de voluntário pelo trabalho com os sem-teto", "Melhorei a minha velocidade de digitação ao realizar o curso".

  4. Inclua o nome e endereço da sua escola do ensino médio e quaisquer cursos ou atividades extracurriculares relacionadas ao cargo que você pleiteia. Por exemplo, experiência com computadores e matemática seriam relevantes para o trabalho de um caixa, assim como processamento de texto seria para um emprego de escritório. Também destaque qualquer experiência de liderança, como presidente de classe ou editor do jornal da escola.

  5. Ao terminar de redigir o currículo, verifique cuidadosamente se há erros gramaticais e de ortografia e peça a alguém da sua confiança para corrigi-lo também. Especialistas em revisão de textos ensinam que uma maneira de garantir um documento esteja isento de erros é lê-lo de trás para frente, uma palavra de cada vez.

Loading...

Dicas

  • Existem três tipos comuns de currículos: funcionais, cronológicos e mesclados. O melhor tipo currículo para os recém-graduados do ensino médio é um funcional porque destaca suas habilidades e conhecimentos, no lugar da sua experiência profissional.
  • Não se preocupe se o seu currículo parecer muito simples. Isso é normal. Um currículo funcional é uma forma de começar sua vida profissional.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...