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Como escrever um projeto empresarial

Um projeto empresarial é um documento escrito cuja intenção é descrever uma proposta de negócios ou de um negócio já existente ou, ainda, de um empreendimento de risco. Este documento é utilizado para inúmeros propósitos. Pode, por exemplo, ser incluído em um planejamento empresarial para ser apresentado a instituições financeiras com a finalidade de se conseguir empréstimos. O projeto empresarial também pode ser utilizado internamente para concessão de fundos a uma iniciativa particular. Qualquer que seja a necessidade, a maioria das projetos de negócios devem conter os mesmos elementos básicos.

Instruções

Escreva um projeto empresarial para obter recursos para sua organização (business image by peter Hires Images from Fotolia.com)
  1. Crie uma equipe de projetos que inclua um analista de negócios, um analista público, assim como um analista publicitário, de conteúdo e de tecnologia. Escolha, sempre que possível, empregados que já tenham completo entendimento da organização. Estes empregados devem estar a par das mudanças ou atualizações que o projeto empresarial esteja tentando abordar.

  2. Escolha um gerente para o projeto. Esta pessoa necessitará ser um líder natural, que esteja apto a unir diversas perspectivas e criar um caminho simples para a organização seguir.

  3. Analise a organização. O analista empresarial determina quem deve estar envolvido na promulgação da proposta, aqueles que precisam de permissão para ir adiante com os planos e aqueles que precisam de treinamento para o plano para que este seja bem sucedido. Toda esta informação é compilada e documentada em um arquivo de texto para futuras referências.

  4. Conheça seu público alvo. Determine o público apropriado ao seu projeto. Por exemplo, se o objetivo é obter financiamento para expandir os negócios, o público são os funcionários da instituição financeira de crédito, que serão responsáveis por aprovarem o crédito. Estude o público alvo para compreender o que ele procura, assim como os exatos elementos que devem estar inclusos no projeto no intuito de se conseguir a aprovação. Determine o formato exato que o projeto deve ser escrito, de forma a estar dentro do que o público alvo requer.

  5. Revise publicações relacionadas, incluindo a documentos comerciais e outras brochuras que sejam relevantes. O analista publicitário ficará a cargo de pesquisar o que as outras organizações estão fazendo, assim como quais tipos de publicações a organização empresarial pode utilizar para otimizar a comunicação considerando as mudanças planejadas para a implementação.

  6. Examine a infra-estrutura tecnológica para determinar quais mudanças podem ser feitas para acomodar quaisquer atualizações ou mudanças desejadas. O analista de teconologia estuda a tecnologia atual, assim como a aquela desejada e documenta essas informações em uma planilha para futuras análises que serão feitas pela equipe de projetos.

  7. Estude e analise a informação que o time compilou para determinar o que deverá ser incluido no projeto empresarial. O analista de conteúdo decide, com o apoio do resto da quipe de projetos, o conteúdo que será incluso no documento final. Ele também decide como melhor servir o público alvo no intuito de atingir os objetivos almejados.

  8. Esboce o projeto de acordo com os padrões específicos dos avaliadores. Na maioria dos casos, o projeto empresarial deve estar de encontro com orientações específicas que dependerão do público a quem ele será apresentado.

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