Mais
×

Como escrever um roteiro de debate

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os roteiros são ferramentas úteis na preparação de como vai ser realizado o seu ataque em um debate. O roteiro deve ter um conjunto organizado de argumentos e refutações usados na disputa. A principal função do roteiro é para lembrá-lo dos argumentos fundamentais de ambos os lados do debate. Além disso, precisa ter uma direção coerente que vai ajudá-lo a mudar, logicamente, de um assunto para outro em seu debate.

Instruções

Sempre faça um contato visual forte com o seu público (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Dicas

  1. Pesquise exaustivamente o assunto do seu debate. Sua pesquisa é a base a partir da qual você apresenta todos os seus argumentos e refutações. Se não conhecer os fatos, será difícil vencer o debate.

  2. Encontre os principais argumentos de ambos os lados da questão (Referência 1). Não é suficiente apenas abordar os assuntos principais que sustentam a sua posição. Um roteiro coerente também contará com alguns argumentos do seu oponente. Conhecer os seus pontos fracos poderá ajudá-lo a reforçar os seus próprios.

  3. Desenvolva uma introdução que resuma qual é o assunto (Referência 1). A introdução deve descrever a sua abordagem e destacar alguns dos pontos principais. Ela também deve incluir uma análise mais ampla da questão como um todo e como afeta o mundo.

  4. Organize seu roteiro de acordo com a força dos seus argumentos. Você deve mencionar os mais fortes em primeiro lugar e os mais fracos por último. Se tiver um conjunto exaustivo de argumentos, algumas pessoas podem não se lembrar de alguns no meio do seu discurso. As pessoas estão tipicamente mais alertas no início do que nas partes centrais ou posteriores.

  5. Aproveite uma parte do seu roteiro para refutar os argumentos do seu oponente. Enquanto você não souber com certeza que argumentos o adversário vai apresentar, a sua investigação inicial deve fornecer uma dica do que ele pode dizer. Você deve usar isso como uma vantagem no desenvolvimento de uma seção de refutação. Ela não deve apenas realçar os potenciais argumentos do seu oponente, mas também deve explicar a causa da sua falha e oferecer soluções para a parte contrária.

  6. Escreva uma conclusão semelhante à sua introdução, que ofereça uma análise mais ampla da questão, como por que é importante, como isso afeta o meio ambiente e a política, por exemplo. Além disso, lembre-se de criticar os argumentos do seu adversário, a fim de reforçar a sua própria.

O que você precisa

  • Caneta
  • Papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article