Mais
×

Como esmagar ossos para produzir farinha de osso

Atualizado em 20 julho, 2017

Farinha de osso é um adubo orgânico popular para jardins e canteiros de flores, composto por ossos de animais, e que contém nitrogênio e fósforo para alimentar plantas, bem como cálcio, um mineral importante para plantas perenes. Além disso, é um fertilizante natural de libertação lenta, liberando nutrientes no solo conforme o osso se decompõe. É uma tarefa relativamente simples fazer sua própria farinha de osso utilizando sobras de ossos de cozidos e outros pratos feitos.

Instruções

Farinha de osso é um fertilizante orgânico eficaz que você pode fazer em casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe a carne e tecido adiposo dos restos de ossos. Se não puder remover todo o tecido raspando, ferva os ossos até que eles fiquem limpos.

  2. Asse os ossos a 200°C até que estejam completamente secos e quebradiços, cerca de uma hora para a maioria dos ossos pequenos e médios. Reserve até esfriar.

  3. Coloque os ossos em um saco à prova de desgaste, de preferência de lona. Usando um rolo ou amaciador de carne, quebre os ossos secos em pedaços não maiores do que 2,5 cm.

  4. Moa os ossos em um moedor de café ou liquidificador na opção pulsar.

Dicas

  • A farinha de ossos grossos liberará seus nutrientes mais lentamente, enquanto um pó fino os liberará mais rapidamente, proporcionando um aumento de nutrientes mais poderoso, mas de curta duração.
  • A farinha de osso pode ser adicionado à sua pilha de compostagem ou misturada diretamente com o solo ao redor da base de suas plantas.
  • Os ossos de aves são mais fáceis de esmagar e triturar do que carne bovina ou de porco. Tenha isso em mente se não tiver um liquidificador poderoso ou um moedor.

Aviso

  • Não tente quebrar ou esmagar ossos sem colocá-los em um saco à prova de rasgo. Fragmentos de ossos voando podem causar sérios danos aos olhos e até mesmo cortar a pele desprotegida.

O que você precisa

  • Forno
  • Saco de lona pesada
  • Pau de macarrão ou amaciador de carne
  • Liquidificador ou moedor de café
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article