×
Loading ...

Quanto espaço livre é necessário em volta de uma mesa de sinuca?

Se você estiver pensando em colocar uma mesa de sinuca em uma sala existente, ou converter um espaço em sua casa para uma sala de bilhar, deve pensar sobre algumas medições práticas. Há de se considerar a mesa de sinuca, o comprimento dos tacos e o espaço para outros móveis. Existem também vários tamanhos de mesas de sinuca. Criar uma sala de bilhar grande é mais do que ter espaço suficiente para caber a mesa, mas sim ter espaço suficiente para jogar confortavelmente.

Saiba como calcular o espaço necessário para uma mesa de sinuca (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Tamanho da mesa

Há quatro tamanhos padrão para mesas de bilhar, de acordo com Billiards.com: 1,98 por 2,13 m; 1,22 por 2,44 m; 1,32 por 2,59 m; e 1,37 por 2,74 m. A mesa de de tamanho regulamentar é a maior dessas.

No entanto, a borda que emoldura a superfície de jogo interior da mesa está incluída nessas medições. Esses centímetros não precisam ser usados para determinar o tamanho do cômodo, pois você só vai precisar ter espaço para o comprimento dos tacos a partir da borda real da superfície de jogo. Depois de subtrair o tamanho da moldura dos vários padrões de mesas, você terá quatro superfícies de jogo para a medição:1 por 2 m; 1,12 por 2,24 m; 1,17 por 2,34 m; e 1,27 por 2,54 m.

Então, se você quer ter uma mesa regulamentar de tamanho oficial, use a última medição como sua base. Se isso não for importante, apenas certifique-se de que a mesa seja grande o suficiente para atender às suas necessidades. Existe também uma série de outros tamanhos, então meça a mesa na loja antes de comprar. Um gráfico com tamanhos de mesa menos comuns está disponível em EasyPoolTutor.com

Loading...

Tamanho do cômodo

Além da própria mesa, é preciso considerar que um jogador com um taco de bilhar pode dar a tacada a partir de qualquer ângulo. Um taco de bilhar padrão mede 1,47 m, então você deve adicionar essa medida à superfície de jogo.

A largura da sala deve ser o dobro do comprimento do taco de bilhar mais a largura da superfície interior de jogo. O comprimento da sala deve ser o dobro do comprimento do taco mais o comprimento da superfície de jogo. Em seguida, adicione de 5 a 7,5 cm de espaço de jogo. Usando este método, os tamanhos mínimos de salas para as quatro mesas padrão são 4,24 por 5,08 m; 4,24 por 5,28 m; 4,29 por 5,41 m e 4,42 por 5,59 m.

Tenha em mente, porém, que essas medidas mínimas só lhe darão alguns centímetros de espaço para mover o taco. Se não quiser se sentir apertado, adicione 7,5 cm em todos os lados, ou espaço suficiente para movimentar o taco para frente e para trás confortavelmente. Basta lembrar que, tanto para a largura e o comprimento mínimos, você deve somar as medidas da superfície de jogo, duas vezes o comprimento do taco e duas vezes o comprimento do espaço para movimentar o taco.

Se o espaço for um grande problema, você pode colocar a mesa de forma que um jogador possa dar as tacadas confortavelmente em três lados, mas tenha que usar um taco curto no quarto lado. O taco curto pode medir apenas 91 cm; fazendo isso, você poderá subtrair até 56 cm de um dos lados.

Considere também que você provavelmente vai querer pelo menos um par de cadeiras na sala, ou até mesmo algo mais substancial, como um bar. No mínimo, você provavelmente vai querer um suporte para tacos na parede. Uma coisa é a mesa caber em uma sala, outra é não se sentir como se você estivesse jogando dentro de um armário. Isto é mais uma decisão pessoal, baseada em quão importante é a estética de sala de bilhar para você.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...