Especificações dos motores dos Top Fuel da NHRA

Escrito por phil whitmer | Traduzido por lucas de barros
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Especificações dos motores dos Top Fuel da NHRA
Os dragsters Top Fuel da NHRA têm os motores de carro mais potentes do mundo (Colin Anderson/Brand X Pictures/Getty Images)

Os dragsters Top Fuel da NHRA (National Hot Rod Association) são os veículos terrestres de aceleração mais rápida do mundo. Eles podem ir de 0 a 100 km/h em meio segundo. Além disso, podem viajar 400 metros em 4,4 segundos e alcançar uma velocidade de mais de 540 km/h. Eles são os mais famosos e reconhecidos carros de corrida de dragsters, conhecidos em todo o mundo. Os motores que operam sob tais condições estressantes devem ser desmontados e reconstruídos entre cada corrida.

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Motores Top Fuel

Os motores dos dragsters Top Fuel devem seguir diretrizes rigorosas definidas pela organização da NHRA ao competir em corridas de dragsters nos Estados Unidos e Canadá. O motor mais popular é o Hemi V8 de 90°, com 7500 cv a 8000 cv da Chrysler. Ele é inteiramente composto de componentes especializados, sobressalentes e de alto desempenho. Ele pode deslocar um volume (cilindrada) de até 8200 cm³. O bloco é fabricado em alumínio forjado e os cabeçotes e bielas são esculpidos a partir de tarugos de alumínio. As válvulas, molas e retentores de grandes dimensões são feitos de titânio. O comando de válvulas e o virabrequim de cinco cilindros são feitos de aço carbono.

Informação técnica

O motor Top Fuel comum desloca 8128 cm³ (é a sua "cilindrada"). Eles possuem cabeçotes hemisféricos nas câmaras de combustão. O bloco e os cabeçotes geralmente são fabricados por Brad Anderson ou Alan Johnson. O diâmetro e o curso são de 11 cm por 10,8 cm com uma taxa de compressão de 6,5 ou 7 para 1. A rotação máxima é de 8.250 rpm. Suas válvulas de admissão medem 6,2 cm e as de escape 4,9 cm. As alavancas dos cilindros possuem 4,3 cm de diâmetro com uma alavanca de válvula de 2 cm. A ignição é feita por magneto duplo de 50.000 V e 44 A. Os motores utilizam 42 injetores mecânicos de combustível com uma bomba capaz de bombear 380 L/min. O motor é arrefecido pela enorme quantidade de mistura de ar e combustível que passa através dele.

Compressor

Os motores Top Fuel possuem um soprador estilo raízes 14-71 com pressão máxima no distribuidor de 65 psi. Ele consome de 900 a 1.000 cv do virabrequim para ser executado. O soprador tem uma velocidade de rotor de 12.450 rpm e é capaz de mover 106,4 m³/min de ar.

Combustível

Os carros Top Fuel funcionam com uma mistura de cerca de 90% de nitrometano e 10% de metanol, chamada de nitro. Eles queimam o nitrometano em uma taxa de combustível/ar próxima de 1 para 1. O líquido viscoso é produzido por adição de ácido nítrico ao propano. Primeiramente formulado em 1800, o processo de nitração produz o CH3NO2, que é utilizado como um solvente orgânico na indústria química. Os corredores de Top Fuel utilizam até 57 L de nitro a cada 400 m percorridos, a um custo de R$ 9,50 por litro.

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