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Sintomas de um sensor de rotação defeituoso

Escrito por jonathan lister Google | Traduzido por thiago andre scarani
Sintomas de um sensor de rotação defeituoso

O sensor de rotação é uma peça importante do motor

Image by Flickr.com, courtesy of Simon Davison

O sensor de posição do virabrequim, ou sensor de rotação dos motores automotivos modernos, é um componente fundamental. Caso não esteja funcionando corretamente, seus sintomas são facilmente reconhecidos pelo motorista e devem ser resolvidos rapidamente, para que o veículo não enguice no meio da rua e para que não afete outros componentes do motor.

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Histórico

Conforme os sistemas computadorizados foram ficando mais comuns na operação do motor de combustão interna, apareceu a necessidade de se monitorar seus componentes complexos. Os sensores de rotação foram desenvolvidos com uma combinação de ímãs e uma bobina indutiva e costumam ser montados próximo à polia principal do virabrequim, ao volante do motor ou diretamente no virabrequim. É um dos sensores mais importantes dos motores a combustão modernos.

Função

Este sensor monitora a relação entre as válvulas e os pistões do motor, de forma a manter o tempo de válvulas variável. Também mede a velocidade do motor, através do cálculo de rotações por minuto. Na prática, equivale ao pegador do jogo de Baseball, que sinaliza o jogo, para que o arremessador (o motor) possa fazer a função, ou arremesso, apropriado.

Tipos

A maioria dos sensores de rotação funcionam através de ímãs e uma bobina indutiva. Alguns modelos mais novos funcionam com base no efeito Hall, que produz uma tensão diferente ao longo de um condutor elétrico para criar um campo magnético. Esse semicondutor elimina a necessidade da bobina indutiva e dos ímãs. Esses sensores também são usados em bicicletas, para monitorar a posição da catraca.

Sintomas de problemas

Quando o sensor de rotação para de funcionar ou está começando a apresentar problemas, o motor pode apresentar alguns problemas de temporização. Ele pode ligar normalmente em alguns casos, e morrer após alguns minutos (ou segundos) de operação. Há uma grande probabilidade do motor nem ligar. Como este sensor é responsável pela temporização do motor, o motorista pode verificar backfires (refluxo de ar e combustível) ou rotações irregulares, se o veículo ligar.

Soluções

O sensor de rotação deve ser substituído se não estiver funcionando corretamente. Consulte um mecânico local que seja especializado no fabricante do seu veículo para obter as peças e o serviço, para que o veículo funcione corretamente. Evite usar peças usadas para componentes fundamentais, pois possuem uma probabilidade de falhas maior do que as novas.

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