Como estabelecer metas mensuráveis de aconselhamento

Escrito por kristen king | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como estabelecer metas mensuráveis de aconselhamento
Ter a metas por escrito é um passo importante para poder atingí-las (clip board to do image by Nicemonkey from Fotolia.com)

O "Dicionário de Psicologia" da Associação de Psicologia Americana (APA), descreve objetivos como sendo "alvos específicos de comportamentos baseados no tempo que são mensuráveis​​, alcançáveis ​​e realistas." De acordo com a APA, os objetivos são eficazes "somente se os indivíduos envolvidos estiverem cientes do que deve ser realizado e aceitarem as metas por si mesmas, acreditando que possam ser alcançadas".

Metas de aconselhamento, também chamadas de "objetivos terapêuticos," formam a base para um trabalho conjunto de um conselheiro ou terapeuta e seu cliente. Usando a técnica SMART, os conselheiros podem ajudar o cliente a identificar quais objetivos são importantes e apoiá-lo para que os alcance. As metas SMART - em inglês, Specífic, Measurable, Attainable, Relevant and Time-limited - são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitadas ao tempo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pergunte ao cliente o que ele quer mudar ou realizar e peça-lhe que as tenha por escrito. Embora seja bom lembrar o cliente de algo que expressou ou desejou, os objetivos devem ser do cliente e não do terapeuta, e devem ser relevantes para o que ele deseja para sua própria vida.

  2. 2

    Adicione detalhes a cada meta para torná-la específica e focada em tempo. Para o objetivo de "perder peso", ajude o cliente a identificar o peso que deseja alcançar, o quanto implica e até quando deseja alcançá-lo. Uma meta revisada pode ser "Perder 34 quilos próximos 12 meses."

  3. 3

    Divida metas grandes ou complexas de modo a se tornarem sub-metas menores e atingíveis. Ao invés de "ficar sóbrio", um cliente pode querer começar com "comparecer a três reuniões de Alcoólicos Anônimos a cada semana", e, "Usar uma rota diferente para ir trabalhar de modo a evitar passar pelos lugares onde costuma beber."

  4. 4

    Incentive o cliente a imaginar como sua vida será diferente quando atingir cada meta e faça com que escreva os benefícios. Por exemplo, um cliente que quer perder uma grande quantidade de peso pode escrever " ter mais energia, sair de casa com mais frequência, as articulações não doem, sintir-me melhor comigo mesmo, sintir-me mais confiante."

  5. 5

    Ajude o cliente a distinguir entre objetivos de longo prazo (algo a trabalhar para o futuro) e metas de curto prazo (coisas que poderá realizar em breve), e organizá-los em ordem de prioridade.

  6. 6

    Faça duas cópias dos objetivos e visões do cliente com relação a como sua vida mudará ao alcançar as metas. Faça com que ele leve para casa a original e mantenha a cópia em seu arquivo.

  7. 7

    Reveja os objetivos regularmente para celebrar os sucessos, avaliar os obstáculos e definir novas metas.

Dicas & Advertências

  • Nem todo o objetivo definido pelo cliente deve ser diretamente relacionado ao aconselhamento ou a sua razão para procurar tratamento. Pesquisas, inclusive aquela relatada em "Enfrentando intenções suicidas através da realização de objetivos pessoais significativos" na edição 2007 da "Crisis", mostra que os clientes que criam e trabalham com metas pessoais têm resultados significativamente melhores em comparação com aqueles que não o fazem.
  • Os clientes são mais propensos a se recuperar quando desempenham um papel ativo no tratamento, colaboram com o terapeuta e desenvolvem um forte senso de identidade pessoal. Estabelecer e alcançar metas significativas, pessoalmente relevantes, frequentemente é parte desse processo.
  • A prestação de contas é fundamental para o sucesso no alcance de objetivos. Rever os objetivos com o cliente regularmente os mantêm frescos na mente dele e cria a oportunidade de fazer mudanças conforme evoluem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível