Estágios dos desenhos das crianças da educação infantil

Escrito por julie vickers | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estágios dos desenhos das crianças da educação infantil
Os desenhos do estágio pré-esquemático inicial apresentam escolhas de cores irreais (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

As primeiras tentativas das crianças em idade pré-escolar são marcadas pelas decisões de produzir rabiscos e linhas simples, e não há nenhuma tentativa de representação. No momento em que as crianças entram na educação infantil, elas já progrediram de estágios iniciais de rabiscos para a fase do desenho conhecida como estágio pré-esquemático. Ele permite a criação consciente de formas e fornece um registro claro dos processos de pensamento das crianças, diz Viktor Lowenfeld, autor de "Creative and Mental Growth" (Crescimento Criativo e Mental, em tradução livre).

Outras pessoas estão lendo

Um símbolo universal

As primeiras tentativas de criação de desenhos dos alunos da educação infantil apresentam rabiscos e linhas que giram em torno de formas circulares ou ovais, como mandalas. A mandala torna-se um símbolo universal que as crianças usam para representar objetos, animais e pessoas. Para crianças da educação infantil, os desenhos ovais normalmente representam rostos humanos, enquanto que as crianças maiores já desenvolvem formas básicas dos rostos. Uma pessoa com formas básicas desenhada pelas crianças a partir de uma mandala possui dois olhos, um nariz e uma boca. Não há nenhuma tentativa de representação de corpo bem definida, e os desenhos, normalmente, apresentam duas linhas horizontais, como os braços, e duas linhas verticais, como as pernas, os quais projetam-se a partir da cabeça.

Formas empilhadas

O empilhamento é uma técnica de desenho que permite às crianças desenvolverem e melhorarem as imagens básicas da mandala. Por exemplo, os primeiros desenhos de esboços de pessoas são substituídos por desenhos que apresentam uma cabeça empilhada em um torso, enquanto os dedos são representados por cinco pequenos círculos empilhados no final de braços em linha reta. Nessa fase, as formas do tronco estão tipicamente representadas por formas geométricas, como retângulos. As crianças também começam a acrescentar detalhes mais complexos em seus desenhos de forma empilhada. Por exemplo, o cabelo é acrescentado aos desenhos das cabeças das pessoas ou pequenos círculos são desenhados no corpo para representar botões em um casaco.

Cores e esquemas

O uso de cores em estágio inicial de desenhos pré-esquemáticos é baseado em preferências emocionais das crianças. Por exemplo, uma criança cuja cor favorita seja o rosa pode usar apenas lápis cor-de-rosa para seus desenhos. Mais tarde, os estágios apresentam uso de cores realistas para melhorar a qualidade das representações. Por exemplo, uma criança usa a cor verde para desenhar folhas em uma árvore.

Os esquemas são formas únicas e reconhecíveis dos desenhos infantis que se desenvolvem durante as fases posteriores ao pré-esquemático. Um esquema representa algo que faz parte da experiência da criança e revela suas respostas emocionais. Por exemplo, uma criança pode desenvolver esquemas em forma de flor no corpo porque seu suéter favorito possui uma flor na frente.

Conceitos de espaço, tamanho e posição

Nos estágios iniciais de desenhos pré-esquemáticos, objetos e figuras parecem flutuar na página e há pouca evidência de conceitos espaciais, como proximidade ou distância, ou de conceitos posicionais, como frente e verso. As figuras normalmente ficam viradas para a frente em desenhos pré-esquemáticos, e o tamanho permanece desconsiderado. Por exemplo, o próprio desenho de si mesmo e do seu pai mostra o pai como a figura menor.

Desenhos pré-esquemáticos usam um recurso, em estágio avançado, de uma linha de base, em que desenhos de figuras, animais e objetos são posicionados, e as crianças começam a considerar o seu dimensionamento. Por exemplo, uma criança usa a parte inferior da página como uma linha de base e desenha um pequeno gato e uma figura humana maior, com seus pés tocando essa linha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível