Estágios do desenvolvimento das crianças dos seis aos dez anos de idade

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por valeria jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estágios do desenvolvimento das crianças dos seis aos dez anos de idade
Aprender a ler é um marco importante para as crianças (child reading image by Ryan Shapiro from Fotolia.com)

Conforme as crianças entram na fase de "segunda infância" do desenvolvimento -- que a maioria dos especialistas define como dos 6 aos 12 anos de idade -- suas personalidades únicas estarão crescendo e mudando tão rapidamente que pode ser difícil para os adultos em suas vidas acompanharem. Não há duas crianças iguais, mas estas são algumas orientações gerais para ajudar os pais e outros cuidadores a assegurarem que as crianças estão no caminho certo.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento físico

Embora o crescimento diminua uma vez que as crianças atingem a idade escolar, elas devem continuar crescendo de forma constante em altura e peso durante este período. As crianças entre seis e dez anos de idade devem apresentar altos níveis de energia, mas não devem ser tão hiperativas que não possam se concentrar quando necessário. Aos seis anos, elas devem ter a coordenação necessária para andar de bicicleta e jogar e pegar uma bola e, aos dez, seu movimento deve ser coordenado e harmonioso. Os médicos recomendam dez horas de sono para essa faixa etária.

Desenvolvimento emocional

Conforme as crianças atingem a meia infância, devem ser capazes de lidar com a frustração e a raiva sem ataques. Elas vão começar a questionar conceitos desconhecidos, como a morte, e podem apresentar um temor de perder seus parentes. Muitas crianças vão tentar entender o mundo além de sua casa e irão fazer muitas perguntas. Entre os seis e os dez anos de idade, a personalidade e o senso de humor de uma criança irão se desenvolver de forma forte e rápida.

Desenvolvimento social

Essa idade é crucial para o desenvolvimento social das crianças, conforme elas começam a passar mais tempo na escola e com os amigos do que com a família. É normal que elas variem de "melhores" amigos e comecem a formar grupos exclusivos. A maioria delas terá amigos, principalmente, de seu próprio sexo e pode ter desentendimentos frequentes com crianças do sexo oposto, na tentativa de afirmar o domínio sobre o outro. Meninas dessa idade são particularmente propensas a ter seus sentimentos feridos, mas irão esquecer o conflito passado em questão de dias ou horas.

Desenvolvimento mental

Aos seis anos, a criança deve ser capaz de contar até 100 e escrever seu próprio nome. Aos oito, devem ser capazes de ler por prazer e manter-se bem em todas as disciplinas escolares. Elas devem ser capazes de escrever parágrafos curtos e compreender o que leem. Elas devem ser capazes de ler as horas. Suas memórias deve estar se tornado mais acentuadas ao longo deste período e elas devem ser capazes de estabelecer e atingir objetivos

Desenvolvimento moral

À medida que envelhecem, as crianças devem ser capazes de compreender os conceitos de "certo" e "errado". Devem aprender a aceitar a responsabilidade por suas ações, ao invés de culpar os outros, além de expressar preocupação por outras pessoas. Algumas crianças desenvolvem essas habilidades com mais facilidade do que outras e os adultos devem modelar e explicar por que é importante fazer a coisa certa e cuidar de outras coisas e pessoas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível