Estágios de mudança e entrevista motivacional

Escrito por christine switzer | Traduzido por maría echenique
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estágios de mudança e entrevista motivacional
Mude a sua vida (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Processo de mudança

Os psicólogos James Prochaska, John Norcross e Carlo DiClemente identificaram cinco estágios primários que as pessoas percorrem quando estão buscando fazer alguma mudança em suas vidas: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção.

A entrevista motivacional é um método de aconselhamento orientado que pode ajudar às pessoas a percorrerem com sucesso os três primeiros estágios do processo de mudança. Através da entrevista motivacional, o conselheiro orienta ao cliente a considerar a possibilidade de mudar, contemplar os riscos e benefícios que isso implica e preparar-se para avançar em sua vida fazendo mudanças.

Estágio de pré-contemplação

Durante o estágio de pré-contemplação, a pessoa ainda não está pronta para considerar seriamente uma mudança em sua vida. Às vezes, ela não tem motivação ou confiança, ou pode ser realmente resistente à mudança. Nesse estágio, a entrevista motivacional pode ajudar o conselheiro a estabelecer a comunicação e a confiança necessários com a pessoa. Depois, o conselheiro procurará validar a perspectiva do cliente e sensibilizá-lo acrescentando outros pontos de vista possíveis. Reconhecendo a postura do cliente mas, ao mesmo tempo criando um espaço de dúvida, o conselheiro ajuda a pessoa a se preparar para considerar a possibilidade de mudança. Um conselheiro pode experimentar a resistência do cliente e, como resultado, demorar mais tempo no estágio de pré-contemplação.

Estágio de contemplação

Depois que a pessoa está pronta para considerar a mudança, ela entra no estágio de contemplação. Nesse estágio, ela pode ter sentimentos contraditórios sobre fazer uma mudança em sua vida, algumas vezes vendo desvantagens e, outras vezes, benefícios. Na fase de contemplação, o conselheiro pode usar a entrevista motivacional para ajudar a afirmar a ambivalência da pessoa e para fortalecer sua motivação para a mudança. Durante a entrevista, o conselheiro ajudará o cliente a desenvolver a confiança em sua capacidade de fazer mudanças consistentes com seus valores e crenças.

Estágio de preparação

O estágio de preparação ocorre quando a pessoa está pronta e sente-se determinada para mudar. Depois que ela tiver resolvido seus pensamentos e sentimentos conflitantes sobre a mudança, estará preparada para fazer planos e tomar medidas para as mudanças desejadas. Com a entrevista motivacional, o conselheiro pode ajudar ao cliente a delinear os passos para a mudança, determinando o apoio e os recursos necessários, resolvendo todos os desafios inerentes e implementando os planos finais. Nesse estágio, o conselheiro pode também usar a entrevista para dar feedback e aconselhamento empáticos, fortalecendo a autonomia do cliente e reforçando a sua motivação para a mudança.

Ação e manutenção

Depois que a pessoa já começou a tomar as medidas necessárias para a mudança, ela entra no estágio de ação. Nessa fase, ela põe em prática os planos ou metas traçados no estágio de preparação. Depois que esses novos hábitos se estabelecerem, a pessoa avança para o estágio de manutenção. Esse estágio final do processo de mudança pode durar um período de tempo indefinido, mas a pessoa pode experimentar recaídas periódicas, voltando aos comportamentos anteriores à mudança. Embora concebida essencialmente para iniciar a mudança, a entrevista motivacional pode apoiar a pessoa nos estágios de ação e manutenção, continuando a afirmar o seu compromisso para mudar e celebrando os sucessos que ela experimentar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível