on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Estilo de construções da igreja católica

Atualizado em 17 abril, 2017

O catolicismo apostólico romano é uma das maiores religiões do mundo e pode tracejar suas origens desde o império romano, onde a igreja foi aceita como a religião oficial em 380 DC. No século 17, o surgimento do movimento protestante diminuiu o poder da igreja católica na Europa, mas espalhou a fé, e a construção de igrejas ao redor do mundo. Existem muitos estilo de construção de igrejas católicas ao redor do mundo.

O estilo de contrução da igreja católica mudou ao longo dos séculos (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Primeiros cristãos

Até sua legalização, as primeiras congregações cristãs se encontravam em segredo nas casas particulares. As primeiras estruturas oficiais aderiram ao estilo romano da basílica, com uma nave central, uma abside semi-circular em uma extremidade, dois altares e uma antecâmara. Igrejas de basílicas eram o estilo de construção dominante das igrejas católicas até o começo da idade média, mas apesar de que estilos arquitetônicos novos eram desenvolvidos, muitas igrejas ainda eram construídas de acordo com os elementos básicos de uma basílica.

Loading...

Bizantino

Um dos primeiros estilos de construção foi islâmico e predominantemente da região do império bizantino. A arquitetura bizantina foi desenvolvida no começo da idade média, a aproximadamente 400 DC e suas características eram dominadas por grandes cúpulas feitas de telhas ou pedras-pomes leves. Outras características das igrejas bizantinas eram as ricas decorações que cobriam todo o interior.

Românico

Na Europa medieval, aproximadamente no século 10, o estilo de construção românico era o design dominante na construção de igrejas católicas romanas. Elas eram caracterizadas por grandes paredes duplas com cascalho no espaço entre elas para suportar grandes pesos. As igrejas românicas possuem vários arcos e arcadas e pequenas janelas com arcos semi-circulares no topo.

Gótico

Ao contrário das construções massivas das igrejas românicas, as edificações góticas eram mais elegantes e esbeltas, com paredes finas e grandes janelas de vidro tingido. A arquitetura gótica era possível através da invenção dos arcobotantes, suportes arcados de alvenaria que permitiam uma distribuição igual do peso ao longo de uma construção, reduzindo significantemente a tensão nas paredes. As igrejas góticas foram construídas entre 1200 e 1500.

Renascimento

A arquitetura renascentista foi dominada pelo estilo romano clássico combinado com domos do período bizantino. Além disso, o papado contratava artistas, incluindo Michelangelo e Botticelli, para decorar o interior com pinturas elaboradas que mostravam eventos bíblicos. O período renascentista cobriu todo o século 16.

Barroco

Durante o período barroco a igreja católica começou a se espalhar da Europa para o resto do mundo com a descoberta de novos continentes e a ambição de converter os habitantes dessas terras para o Cristianismo. A arquitetura barroca era uma expressão da riqueza da igreja católica e era dominada por decorações em estuque, pinturas grandes no teto, fachadas deslumbrante e janelas ovais. O período barroco durou desde 1600 até 1750.

Revivalismo

Durante os séculos 18 e 19, muitas igrejas reutilizaram elementos de estilos antigos quando projetavam igrejas. Características góticas, bizantinas e renascentistas eram combinadas para criar novas igrejas para estender ou reparar as já existentes.

Modernismo

No século 20, a simplicidade e a falta de decoração se tornaram as características mais importantes na arquitetura da igreja católica. Alinhada com a reforma iniciada pelo vaticano, as igrejas eram agora lembradas como casas de reunião para uma congregação devota ao invés de mostrar poder monetário. O lema modernista "a forma segue a função" foi aplicado para as construções da igreja, colocando o altar no centro da atenção para a congregação como uma plateia que precisa se concentrar na liturgia ao invés de nos ornamentos das paredes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...