Quais metais são bons condutores de eletricidade?

Os condutores elétricos são materiais com partículas livres eletricamente carregadas, conhecidas como "elétrons" nos metais. Quando uma carga elétrica é aplicada em alguns pontos de um metal, os elétrons se moverão e permitirão que a eletricidade passe. Os materiais com alta mobilidade de elétrons são bons condutores e aqueles com baixa mobilidade de elétrons não são bons condutores, sendo chamados de "isoladores".

Cobre e prata

A prata é o melhor condutor de eletricidade, pois contém maior número de átomos móveis (elétrons livres). Para um material ser um bom condutor, a eletricidade passada através dele deve ser capaz de mover os elétrons; quanto mais elétrons livres no metal, maior é a sua condutividade. No entanto, a prata é mais cara do que outros materiais e não é normalmente usada a menos que seja necessária para equipamentos especializados, como satélites ou placas de circuito. O cobre é menos condutor do que a prata, mas é mais barato e é comumente usado como um condutor eficaz em aparelhos domésticos. A maioria dos fios é de cobre niquelado e os núcleos eletromagnéticos são normalmente envolvidos com fios de cobre. O cobre é fácil de ser soldado e enrolado em fios, por isso, ele é normalmente utilizado quando é necessário uma grande quantidade de material condutor.

Alumínio

O alumínio, quando comparado pelo peso, é mais condutor do que o cobre e custa menos. Ele é usado em produtos domésticos ou em fiações, mas não é uma opção comum, pois tem vários defeitos estruturais. Por exemplo, o alumínio tem a tendência de formar uma superfície de óxido eletricamente resistente nas conexões elétricas, o que pode fazer com que ela superaqueça. Ele é utilizado nas linhas de transmissão de alta tensão (por exemplo, cabos de telefone), que podem ser cobertas por aço para uma proteção adicional.

Ouro

O ouro é um bom condutor elétrico e não mancha, como outros metais, quando exposto ao ar — por exemplo, o aço ou o cobre podem oxidar (corroer) quando são expostos por muito tempo ao oxigênio. O ouro é bastante caro e é usado somente em certos materiais, como nos componentes da placa de circuitos ou de pequenos conectores elétricos. Alguns materiais podem receber revestimento de ouro como condutor elétrico ou utilizar uma pequena quantidade de ouro que recebe um outro material de revestimento para reduzir os custos de fabricação.

Aço e latão

O aço é uma liga de ferro que também é um condutor e é um metal inflexível que é altamente corrosivo quando exposto ao ar. É difícil de se moldar e não é utilizado em pequenos produtos ou máquinas; em vez disso, o aço é utilizado para envolver outros condutores ou em grandes estruturas. O latão, que também é uma liga metálica, é um metal de tração que faz com que seja fácil de se dobrar e moldar em diferentes peças de máquinas menores. É menos corrosivo do que o aço, um pouco mais condutor, mais barato para comprar e ainda mantém o valor após o uso, enquanto a liga de aço só é valiosa quando comprada pela primeira vez.

eHow Brasil
×