Estratégias de marketing promocional

Escrito por scott christ | Traduzido por mayara leal
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Estratégias de marketing promocional
Organizar um concurso valendo uma viagem é uma técnica de marketing promocional (Traumstrände image by Meike Hartmann from Fotolia.com)

O marketing promocional ajuda a promover seu produto ou serviço utilizando técnicas, tais como cupons, programas de fidelidade, amostras, concursos e sorteios. Empresas nos Estados Unidos gastaram quase 95 bilhões de reais em 2009, de acordo com a VSS Communications Industry Forecast. Com esse tipo de gasto em promoções, é evidente que o marketing promocional é uma ferramenta que proporciona bons resultados às empresas.

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Concursos

Concursos são uma técnica de marketing promocional que pode ser utilizada para criar um buzz para sua marca. Organize um concurso que caiba em seu orçamento e seja relevante para o seu negócio. Por exemplo, se você possui uma rede de pizzarias, crie um concurso para "pizza grátis por um ano" ou uma "viagem à Itália para ver a origem de nossos ingredientes". Depois de desenvolver todos os detalhes para o seu concurso, divulgue-o, criando anúncios para o seu site, informando todos os seus contatos comerciais e usando sites de mídia social como o Facebook e o Twitter. Isso pode ajudar a criar uma campanha de "marketing viral", onde outros indivíduos ajudam a espalhar a notícia do concurso para você.

Amostras

De acordo com a VSS Communications Industry Forecast, as empresas gastaram 4.420 bilhões de reais em 2009 em amostragem como uma técnica de marketing promocional. Há uma razão pela qual os comerciantes gastam tanto dinheiro com essa técnica: ela funciona. A amostragem custa um dinheiro inicial, mas pode levar a clientes fiéis no caminho. Distribua amostras online ou em sua loja. Um dos benefícios da amostragem online é que, com ela, é possível coletar informações demográficas e endereços de e-mail de seus clientes, levando a um conhecimento mais profundo do seu mercado-alvo.

Cupons

Usar cupons como uma estratégia promocional pode ajudá-lo a trazer uma grande quantidade de clientes. Nos momentos em que a economia está em baixa, isso pode significar novos negócios para sua empresa. Ofereça cupons em publicações impressas, como jornais, internet ou em sua loja. Mais uma vez, oferecer cupons em seu site abre a possibilidade de coletar dados valiosos sobre seus possíveis clientes. Existem várias técnicas utilizadas com cupons, como a oferta de porcentagem de desconto no preço de compra ou oferta de algo sem cobrança alguma quando o cliente comprar um produto de igual valor.

Programa de fidelidade

De acordo com o Promo Industry Trends Report 2009, o número de programas de fidelidade nos Estados Unidos aumentou de 1.300 para 1.800 bilhões de 2006 a 2008. Além disso, 19% da população dos EUA participou de pelo menos um programa de fidelidade desde 2009. Essa é uma técnica de marketing promocional em que as empresas desenvolvem relacionamentos de longo prazo com os clientes, proporcionando valor e incentivos para que eles continuem comprando seus produtos e serviços. Um programa de fidelidade pode ser tão simples como um "cartão com carimbos ou adesivos", onde o cliente recebe um produto ou serviço gratuitamente depois que comprar um certo número de produtos ou serviços de sua empresa. Também existe a possibilidade de se desenvolver um programa de fidelização abrangente, com um site, newsletters e mala-direta. Independentemente de qual tipo de programa, tenha uma estratégia de mensuração para que você possa testar a eficácia e determinar o retorno sobre o investimento do seu projeto.

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