A Ethernet é mais rápida do que o USB?

Escrito por deborah lee soltesz Google | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A Ethernet é mais rápida do que o USB?
Modem a cabo de USB (Image by Flickr.com, courtesy of Bryan Brenneman)

A Ethernet é um método comum para conectar computadores entre si e na internet. O Universal Serial Bus (USB) é uma interface para conectar dispositivos a um computador. Ambas as interfaces podem ser usadas para conectar à internet. Velocidade de acesso à internet é uma das considerações principais ao escolher entre a Ethernet e o USB.

Outras pessoas estão lendo

Função

A Ethernet e o USB são projetados para comunicação de duas vias. Como o USB é uma interface genérica, ele pode ser usado para conectar à internet por um dispositivo compatível com USB, como um cable modem. A maioria dos computadores são equipados com diversas portas USB, fazendo o USB uma opção popular para conectar computadores à internet.

Comparação de velocidade

A métrica de base para comparar a velocidade da Ethernet em relação ao USB é a velocidade de transferência de dados, medida em megabits por segundo (Mbps).

Desde 2009, existem duas versões principais do USB. O USB 2.0, é capaz de transferir dados a uma taxa de 480 Mbps. O USB 1.1 tem uma taxa de transferência de dados máxima de 12 Mbps. Muitos computadores mais antigos estão equipados com as portas mais lentas USB 1.1.

A Ethernet vem em uma variedade de velocidades, tipicamente de 10 Mbps a 1 gigabit por segundo (Gbps), mas mais geralmente de 100 Mbps. Velocidade Ethernet de 10 Gbps e 40 Gbps estão atualmente em desenvolvimento.

O Gigabit Ethernet (1 Gbps) é mais de duas vezes mais rápido que o USB 2.0. Na realidade, ambos Ethernet Gigabit e USB 2.0 podem transferir dados muito mais rapidamente do que a maioria dos provedores de serviço de internet.

Benefícios

Em ambientes com vários computadores, a Ethernet pode ser usada para criar uma rede de área local (LAN) através de um hub ou switch que permite que os computadores se comuniquem uns com os outros. Configurar computadores em uma LAN torna possível o compartilhamento de arquivos, jogar em rede e acessar dispositivos conectados à rede, como impressoras e armazenamento anexado à rede. A criação de uma LAN também permite que todos os computadores se conectem à Internet diretamente, ao invés de compartilhar a conexão Internet de um único computador conectado.

Para ambientes com um único computador sem porta Ethernet, usar o USB 2.0 oferece simplicidade e nenhum custo adicional.

Enquanto o Gigabit Ethernet oferece atualmente pouco benefício para a conexão à Internet para a maioria dos consumidores, ele oferece a opção mais rápida para a comunicação entre computadores conectados em uma LAN. Em ambientes onde a LAN é muito usada, como jogos em rede e compartilhamento de mídia, o Gigabit Ethernet fornece velocidades rápidas de transferência de dados, baixa latência em jogos e desempenho melhorado em reprodutores de mídia e outros aplicativos que usam arquivos compartilhados através da LAN.

A Ethernet é mais rápida do que o USB?
Jogo em rede em uma festa LAN (Image by Flickr.com, courtesy of Laurence Livermore)

Considerações

Uma rede Ethernet requer que cada computador tenha uma placa de rede, conectada através de um hub ou switch. Para computadores que não possuem uma porta Ethernet, é necessário equipamento extra, um slot livre dentro do computador para instalar uma placa de rede, e a complexidade de pesquisar, comprar e instalar a placa de rede e equipamentos adicionais.

Avisos

Um dos benefícios do USB é a habilidade de conectar diversos dispositivos na mesma porta. No entanto, se há muitos dados sendo transferidos por uma única porta, os dispositivos podem competir com uns aos outros, afetando o desempenho da internet e dispositivos conectados.

Ao configurar uma LAN Ethernet, a rede apenas será tão rápida quanto o dispositivo mais lento. Preste atenção às escolhas de equipamento. Se escolher o Gigabit Ethernet, certifique-se de que todas as placas de rede e o switch de internet são todos próprios para essa Ethernet. Switches de rede fornecem desempenho melhor do que hubs.

A Ethernet é mais rápida do que o USB?
Diversos dispositivos conectados a um hub USB (Image by Flickr.com, courtesy of Daniel Lobo)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível