Mais
×

Etiqueta para dispensar os presentes nos convites de casamento

Atualizado em 20 julho, 2017

Existem ocasiões em que a noiva e o noivo podem não querer receber presentes, como no caso de um segundo casamento. Escrever no convite algo como "Não se preocupe com presentes, por favor" é considerado falta de etiqueta, uma vez que o simples fato de mencionar os presentes já indica uma expectativa por eles. Isso também pode causar confusão, pois os convidados podem pensar que em vez de presentes, você prefere dinheiro. Existem outras maneiras do casal lidar com essa situação sem ofender ou confundir os convidados.

Escrever "Não se preocupe com presentes, por favor" em um convite de casamento é considerado falta de etiqueta. (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Espalhe a notícia

Em vez que escrever no convite que vocês não querem presentes, diga aos familiares e amigos o que vocês desejam. Peça para seus pais ajudarem a espalhar a notícia no chá de panela. Se um convidado perguntar o que vocês querem ganhar, diga que vocês já têm tudo que precisam e que gostariam somente da presença dessa pessoa e dos seus votos de felicidade.

Solicite uma doação para a caridade

Se você prefere ajudar outras pessoas em vez de receber dos convidados dinheiro ou presentes que vocês não precisam, o site The Knot sugere criar uma forma de arrecadar doações para a caridade. Os convidados podem fazer uma doação pela internet para uma instituição de sua escolha. Lembre-se de que as informações sobre a doação não devem ser incluídas no convite; o mais apropriado seria incluir o link da instituição no site do casamento, se vocês tiverem um. Além disso, peça para os amigos e familiares informarem outras pessoas e/ou mencione os dados para a doação no convite do chá de panela.

Crie uma pequena lista

Emily Post sugere criar uma lista de alguns itens baratos, mesmo se vocês preferem não receber presentes. Embora os convidados devessem respeitar seus desejos, haverá familiares bem intencionados que não conseguirão aceitar o fato de que vocês não querem ganhar nada e os tradicionalistas, que insistirão em comprar um presente de qualquer jeito. Se preferir, você também pode criar uma lista pequena de presentes que gostaria de ganhar e distribui-la no chá de panela e para os familiares. Peça para as pessoas repassarem a informação de que vocês não precisam de presentes, mas se o convidado insistir em trazer algo, diga que vocês gostariam de receber um vale-presente de determinada loja, hotel ou restaurante.

Aceite os presentes

Não importa quantas vezes vocês digam para os convidados que não querem presentes, sempre haverá alguém que insistirá em trazer algo. Aceite o presente de bom grado e não faça nenhuma menção ao pedido que vocês fizeram para não comprarem presentes. Não deixe o convidado desconfortável ou constrangido. Envie um bilhete de agradecimento para indicar que você recebeu o presente; isso deve ser feito no máximo três meses depois do casamento, como sugere Emily Post. Os convidados, entretanto, devem respeitar o desejo do casal e não levar nenhum presente se souberem que essa é a vontade deles.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article