Brincadeiras Tradicionais de Crianças Judias

Escrito por filonia lechat | Traduzido por juliana monteiro
Brincadeiras Tradicionais de Crianças Judias

Brinquedos usados pelas crianças judias

Comstock/Comstock/Getty Images

O judaísmo está enraizado em rituais e na História, com séculos de histórias e experiências passadas de pai para filho. Os feriados judaicos englobam todo mundo, desde os avós até os netinhos mais novos. Há diversas brincadeiras e atividades divertidas para cada feriado. Essas brincadeiras, que são como uma herança, podem parecer simples, mas as crianças se divertem com elas ano após ano.

Outras pessoas estão lendo

Jogo de Dreidel

O Jogo de Dreidel, jogado durante as oito noites do Chanucá, é simples, fácil e divertido, e precisa de dois ou mais jogadores. Para jogar, usa-se um dreidel, um pião de quatro lados, que pode ser feito de diversos materiais, seja plástico ou até de cerâmica para ser colecionado. Os jogadores começam com um pote, geralmente de doces, como M&M's, ou de moedinhas. Cada um dos quatro lados do dreidel possui uma letra judaica que determina o que os jogadores farão com os doces. O primeiro jogador roda o dreidel e, dependendo da letra em que parar, a pessoa pode colocar algo no pote, pegar o pote ou metade dele, ou não faz nada. Quando todos os outros jogadores perdem seus itens, o vencedor é declarado.

Procurando o Afikomen

Durante a Páscoa judaica, um feriado que dura oito dias fora de Israel, os judeus comem um pão sem fermento chamado matzá. Na hora do jantar, os convidados participam de uma cerimônia chamada sêder, que utiliza três pedaços de matzá. Um pedaço de matzá é repartido ao meio e enrolado em um guardanapo ou em algum tecido especial. Esse pedaço, que recebe o nome de Afikomen, é escondido em algum lugar da casa para que as crianças no sêder o encontrem. O vencedor ganham um prêmio, que pode ser uma pequena quantidade de dinheiro ou doces.

O Reco-reco de Haman

No feriado em que se comemora o Purim, as crianças aprendem sobre um homem maldoso e que causou muitos problemas chamado Haman. Ele, que usava um chapéu de três ponta, causou muitos problemas aos judeus e serve como aprendizado/exemplo a cada ano. (De sua imagem vem o doce Hamentashen.) Quando o nome de Haman foi dito aos judeus, eles o desprezaram tanto que fizeram muito barulho e algazarra para abafá-lo. Isso resultou na produção dos Reco-recos, instrumentos que fazem muito barulho para as crianças celebrarem o Purim. Eles podem ser feitos em todas as formas e tamanhos (os pequeninhos de metal podem fazer tanto barulho quanto os de madeira), e alguns são decorados com imagens de Haman e seu chapéu de três pontas, enquanto outros têm imagens de Jerusalém ou mensagens de Feliz Purim.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media