Exaustão física e emocional

Escrito por berit brogaard | Traduzido por lennon motta
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exaustão física e emocional
A exaustão física e emocional é uma causa comum da depressão (emotional image by Brett Mulcahy from Fotolia.com)

Exaustão física e emocional, também conhecidos como "esgotamento" ou "colapso nervoso", é uma condição na saúde em que as forças físicas e emocionais do indivíduo estão esgotadas pelo excesso de trabalho, muito esforço sem recompensas, um relacionamento ou um casamento conflituoso, ou expectativas irrealistas feitas pelo indivíduo sobre os outros. A exaustão física e emocional pode ter implicações sérias, incluindo úlceras, distúrbios intestinais, problemas no coração e depressão.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A exaustão física ou emocional ocorre quando a mente e o corpo não podem mais suportar a pressão, por exemplo, pressão no trabalho, em um casamento conflituoso, um divórcio ou cuidados paternos ou maternos. Uma das causas mais comuns para a exaustão física e emocional é a pressão de ter que se dar bem na escola ou no trabalho. Outras causas comuns incluem o excesso de responsabilidades, trabalhar duro sem recompensas, ou viver um relacionamento ou casamento altamente conflituoso.

Sintomas

Os sintomas da exaustão física e emocional se encaixam em três categorias: física, psicológica e comportamental. Alguns sintomas físicos incluem calafrios, falta de ar, excesso ou insuficiência de sono e cansaço físico. Sintomas psicológicos comuns são a falta de interesse nas atividades diárias, o sentimento de impotência, raiva, amargura, ressentimento, nojo, desespero, frustração e ansiedade. Os sintomas comportamentais podem incluir conflitos familiares ou conjugais, surtos de raiva, falta de memória, falta de concentração e um mau desempenho no trabalho.

Riscos

A exaustão física e emocional é uma condição séria que pode levar a doenças físicas e mentais. Algumas condições físicas causadas pela exaustão física e emocional incluem úlceras, disfunção sexual, perda ou aumento de peso, colesterol alto e problemas gastrointestinais. Doenças mentais comuns causadas pela exaustão física e emocional são distúrbios de ansiedade e a depressão. Ambas as complicações, físicas e psicológicas, requerem tratamento de um médico ou profissional de saúde.

Tratamentos

Em alguns casos, a exaustão física e emocional pode ser tratada tirando férias, meditando, exercitando ou mantendo uma atividade social fora do trabalho. Em outros casos, tratamentos mais intensos, como aconselhamento profissional e medicamentos antidepressivos, são necessários para conseguir melhorar e evitar complicações mais sérias à saúde.

Prevenção

Você pode prevenir a exaustão emocional e física com um estilo de vida saudável, tomando responsabilidade sobre si mesmo e definindo os seus limites. Dormir bem, comer de forma saudável, fazer exercícios semanais e ser bom para você mesmo são os primeiros passos para uma vida saudável. Tomar responsabilidade sobre você mesmo significa, entre outras coisas, não culpar os outros pelos seus problemas e planejar as suas atividades. Definir limites inclui saber como dizer não e reagir quando os outros depositarem muitas responsabilidades sobre você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível