×
Loading ...

Como usar o Excel para resolver polinômios

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um polinômio na matemática é a soma de um número de termos que são adicionados, subtraídos ou multiplicados. Ele pode ter um termo como 1, x, y, e z ou ter vários como x³ + 10² + 4. Resolver um polinômio significa que você encontrou o valor de x na equação. Isso é também chamado de encontrar a raiz de um polinômio ou encontrar o zero. O Excel pode fazer isso para você.

Instruções

Você terá que resolver polinômios nas aula de matemática do ensino médio (math image by jaddingt from Fotolia.com)
  1. Coloque os coeficientes em células separadas na fileira 4 do Excel, começando na célula "B4". Por exemplo, se você tiver uma equação cúbica x^3 - 2x^2 + 6x - 3, seus coeficientes são 1, -2, 6 e -3. Clique na célula "B4" e digite "1", na célular "C4" e digite "-2", na célula "D4" e digite "6" e na célula "E4" e digite "-3".

    Loading...
  2. Clique na célula "B6" e digite um palpite para o valor de x. Se você não tiver ideia do que colocar, apenas digite "0".

  3. Clique na célula "G4" e digite a equação inteira. Nesse exemplo, "x^3 - 2x^2 - 3x".

  4. Clique na aba "Dados" e depois em "Teste de Hipóteses" no grupo de "Ferramentas de Dados". Clique em "Atingir Meta".

  5. Clique em "Definir célula" e digite "G4".

  6. Clique em "Para valor" e digite "0".

  7. Clique em "Alternando célula" e digite "$B$6".

  8. Clique em "Ok". O Excel irá resolver o polinômio e apresentar o valor na célula B6 (a caixa onde colocou o palpite do valor).

Loading...

Dicas

  • Garanta que o polinômio que você digitar é um polinômio de verdade. Se sua equação tiver uma divisão ou os exponentes forem negativos, a equação não é um polinômio e, portanto, a função "Atingir meta" do Excel dará um erro ou a resposta errada.

O que você precisa

  • Excel 2007 ou Excel 2010

Referências

Loading ...
Loading ...