Mais
×

Como executar a Manobra de Heimlich em alguém que está deitado na cama?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Manobra de Heimlich é um procedimento usado para salvar pessoas engasgadas. Feita corretamente, ela pode desalojar o item entalado da garganta, permitindo que ele seja expelido pela boca. Quando a vítima estiver de pé, o procedimento é feito pelas costas. Quando a vítima estiver de cama e incapaz de levantar-se, no entanto, ela deve ser feita de outro modo. Saber como executar a Manobra de Heimlich pode ser a diferença entre a vida e a morte - ela é, portanto, uma habilidade importante de ser aprendida.

Instruções

A Manobra de Heimlich pode ajudar vítimas de engasgamento (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Deixe a vítima engasgada de barriga para cima. Ajoelhe-se sobre a cintura da pessoa, se possível. Se não for, seja por conta da circunferência da vítima ou por falta de flexibilidade, ajoelhe-se entre as pernas dela.

  2. Coloque a parte inferior da palma da mão acima do umbigo da pessoa, mas abaixo do esterno. Coloque a outra mão sobre a primeira.

  3. Estique os braços e faça pressão sobre o abdômen, como se o empurrasse em direção ao pescoço. Faça isso quatro vezes, para começar. Lembre-se que estocadas rápidas são ideais, pois o propósito da manobra é empurrar o objeto para fora das vias aéreas.

  4. Verifique se há qualquer coisa na boca da vítima depois das estocadas abdominais. Retire qualquer coisa que vir. Continue as estocadas abdominais se a pessoa ainda aparentar estar engasgada.

  5. Se estiver sozinho, faça três conjuntos de quatro estocadas na vítima e, então, ligue para um número de emergência para pedir socorro se o objeto não tiver saído. O operador provavelmente pedirá que você continue executando a manobra até que o socorro chegue. Se houver outras pessoas próximas, instrua-as a ligar para a emergência enquanto continua socorrendo a vítima.

Aviso

  • Uma vez que a força usada durante a Manobra de Heimlich pode causar danos internos à vítima de engasgamento, qualquer pessoa que recebeu o procedimento deve consultar um médico imediatamente após o resgate.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article