Exemplos de perguntas abertas para entrevista

Escrito por jonathan lister Google | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exemplos de perguntas abertas para entrevista
Perguntas abertas permitem uma avaliação mais ampla da personalidade e habilidades de um candidato (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Perguntas abertas não podem ser respondidas adequadamente com um simples "sim" ou "não". Esse tipo de pergunta funciona bem em entrevistas de emprego pois força o candidato a falar, permitindo ao entrevistador ter uma impressão mais precisa da sua personalidade e habilidades gerais. Fazer diferentes tipos de perguntas abertas pode revelar mais detalhes sobre as habilidades de resolução de problemas e experiências de trabalho anteriores do candidato.

Outras pessoas estão lendo

Lidando com problemas

Perguntar a um candidato a uma vaga de emprego sobre uma situação em que ele teve que lidar com uma adversidade ou problema no local de trabalho pode fornecer informações valiosas sobre as habilidades de resolução de problemas e gerenciamento de tarefas do mesmo. Ao fazer esse tipo de pergunta, deve-se direcionar o candidato a contar a situação em detalhes e incluir todas as etapas em seu processo de resolução de problemas. Isso mostrará como ele ordena seus pensamentos e quais os detalhes da história que considera mais importantes.

Criatividade e decisões

A capacidade de um candidato de delegar tarefas, tomar decisões e mostrar criatividade podem ser fatores determinantes em seu processo de contratação. Fazer perguntas abertas sobre ocasiões anteriores em que tenha usado sua criatividade ou em que se deparou com problemas que tinham mais de uma solução possível mostrarão o quão bem o candidato pensa fora do procedimento padrão e avalia cursos de ação potenciais. Essas perguntas também podem mostrar o quanto o candidato valoriza as políticas da empresa na tomada de decisão. Um candidato muito ansioso para trabalhar fora dos procedimentos padrão de sua empresa pode ser mais um risco do que um benefício - especialmente quando se trata de segurança no trabalho.

Expectativas e metas profissionais

Perguntas abertas em relação às expectativas de um candidato quanto ao gerenciamento no local de trabalho podem ajudar a determinar como ele responde à autoridade e se prefere trabalhar sozinho ou como parte de um grupo. Se a sua empresa enfatiza uma atmosfera de equipe, um candidato que prefere trabalhar sozinho e sem uma estrutura formal de gestão não pode ser adequado para a sua empresa. Fazer perguntas sobre seus objetivos profissionais também pode ajudar a determinar se o candidato está apenas visando a vaga como um trampolim para um objetivo maior, ou se tem o desejo de crescer dentro da empresa.

Cometendo e corrigindo erros

Erros acontecem - nenhuma empresa funciona com 100% de perfeição. Como seus funcionários lidam com erros e corrigem comportamentos pode ser a diferença entre sua equipe aprender com erros ou repeti-los. Perguntar a um candidato sobre momentos em sua vida profissional em que tenha cometido erros pode lhe mostrar com que facilidade ele admite culpa. A pergunta também deve direcioná-lo a falar sobre como corrigiu o problema e evitou cometer o mesmo erro no futuro. Isso mostra o desejo do candidato de melhorar em sua posição e como ele assimila informações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível