Exercícios para controlar a vertigem

Escrito por vicki holmes | Traduzido por josé moreira
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Exercícios para controlar a vertigem
A vertigem é uma sensação de tontura e de que tudo está girando (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

A vertigem é uma sensação de tontura e de que tudo está girando. Pode fazer com que as pessoas percam o equilíbrio e caiam, aumentando o risco de lesão. A sensação vertiginosa também pode causar enjoos e náuseas, no entanto, exercícios simples podem ajudar a reduzir esses sintomas.

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Preparando-se

Prepare-se corretamente para certificar-se de não cair e se machucar. Alguns profissionais afirmam que as pessoas com vertigem podem melhorar seu estado por meio da prática de exercícios que ajudam a aumentar o equilíbrio em várias situações, inclusive em pé, virando e andando. Antes de começar, tome precauções. Por exemplo, circunde a área de exercícios com almofadas, no caso de cair. Tenha uma cadeira próxima para recuperar o seu equilíbrio e considere a possibilidade de ter uma pessoa amiga por perto.

Comece com exercícios mais simples

É melhor começar com exercícios simples que lhe permitirão trabalhar gradualmente, à sua maneira, até os movimentos mais avançados. Por exemplo, tente ficar em pé, com os pés juntos e os braços ao seu lado durante 30 segundos. Mais tarde, quando estiver pronto, tente o mesmo exercício com os olhos fechados. Você pode fazer outros exercícios enquanto estiver sentado em uma cadeira. Por exemplo, delicadamente incline a cabeça da direita para a esquerda e da frente para trás. Outro exercício simples para vertigem é o deslocamento do seu peso da ponta do dedo do pé até o calcanhar.

Ao praticar exercícios para vertigem, é sempre uma boa ideia, para se proteger de uma possível queda, estar perto de uma parede e uma cadeira, para lhe dar apoio, caso necessário.

Selecione os exercícios com os quais se sente mais confortável e pratique-os periodicamente ao longo do dia. Cada pessoa é única e deve evoluir em seu próprio ritmo para exercícios mais avançados depois de sentir que dominou os mais simples e tem tido melhoras nos sintomas.

Exercícios mais avançados

Uma vez que se sinta pronto para os exercícios um pouco mais difíceis, você pode começar tentando atravessar um caminho coberto com almofadas. Embora pareça muito simples, para uma pessoa com vertigem é surpreendentemente difícil.

O Dr. B. Todd Troost compartilha vários exercícios em seu site: iVertigo.net. Por exemplo, o médico recomenda que, sentado em um sofá ou na beirada de sua cama, rapidamente dê uma inclinada completa para baixo e para o lado esquerdo e rapidamente faça o mesmo para o lado direito.

Ao praticar exercícios, é possível que desenvolva sintomas de vertigem. Se isso ocorrer, pare e tente novamente após desaparecerem os sintomas. Não deixe isso desanimá-lo ao ponto de desistir.

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