Problemas de digestão na perimenopausa

Escrito por valery elias | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Existem vários tipos de problemas digestivos que podem afetar as mulheres que estão passando pela perimenopausa. Alguns deles são constipação, diarreia, inchaço, indigestão e dificuldade para engolir. Além disso, algumas mulheres podem experimentar azia, síndrome do intestino irritável, doença de refluxo gastroesofágico e refluxo laringo-faríngeo.

Níveis baixos de estrogênio durante a menopausa podem levar a problemas digestivos e intestinais. Conforme esses níveis hormonais mudam, o resultado causa estresse no corpo. E é isso que acaba afetando o seu sistema digestório.

Outras pessoas estão lendo

Inchaço, diarreia e constipação

Inchaço é um problema de digestão comum durante a perimenopausa. Como há uma mudança nos hormônios acumuladores de gordura, o cortisol e a insulina, e uma diminuição dos hormônios que a movimentam, como o estrogênio, seu corpo pode começar a acumular gordura na barriga. Você pode se sentir inchada de tempos em tempos.

A diarreia e constipação podem ser causadas pela flutuação nos níveis de progesterona e do estrogênio no corpo. Enquanto a progesterona retarda o movimento do alimento através dos intestinos, o estrogênios acelera esse processo. Estes dois hormônios, quando mal regulados, podem causar estragos em seu aparelho digestivo.

Síndrome do intestino irritável

Muitas vezes, as mulheres que estão passando pela perimenopausa podem sofrer com os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, ou SII. Existem vários tipos de SII, um com sintomas de diarreia e outro com sintomas de prisão de ventre. O tratamento eficaz para o tipo de SII que apresenta constipação é um produto chamado Zelnorm. Ele parece ser uma boa solução para o alívio dos sintomas da SII em muitos pacientes. Consulte o seu médico para determinar se ele é o medicamento certo para você.

Doença de refluxo gastroesofágico e azia

Outro problema digestivo que pode ocorrer durante a perimenopausa é a DRGE ou doença do refluxo gastroesofágico. Isto ocorre quando a parte inferior do músculo do esfíncter do esôfago não fecha adequadamente, e o conteúdo do estômago volta. Os sintomas mais comuns são azia e regurgitação ácida, onde você pode sentir o ácido estomacal voltando para a garganta. Nem todas as mulheres na perimenopausa sofrem da mesma maneira com a DRGE, e algumas podem reclamar de dor no peito, rouquidão na primeira parte do dia, ou dificuldade para engolir. Também pode haver aperto na garganta com uma tosse seca e mau hálito.

RLF durante a perimenopausa

Além dos já citados, algumas mulheres podem desenvolver RLF, ou refluxo laringo-faríngeo. De acordo com o Centro Scripps de San Diego para Distúrbios de Voz e Deglutição, essa doença é o retorno do conteúdo do estômago até o esôfago e garganta. A diferença entre DRGE e RLF é que a maioria dos pacientes com RLF não sente azia, dores de estômago ou dor após a alimentação.

A grande maioria dos pacientes que tem LPR não sente esofagite ou azia. Eles geralmente não se queixam de dor de estômago ou dor associada às refeições, o que é típico para a DRGE.

Alguns dos sintomas de LPR são rouquidão, muito muco na garganta, pigarro crônico, tosse crônica, azia e despertar durante a noite devido à tosse. Um otorrinolaringologista pode ajudar a diagnosticar e tratar esses sintomas.

Opções de tratamento

Há muitas coisas que você pode fazer para aliviar alguns dos sintomas associados com perturbações digestivas durante a perimenopausa. Tente diminuir o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico. Ao comer uma dieta baixa em carboidratos e maior teor de gordura e proteína, você será capaz de aliviar os sintomas da azia e indigestão. Comer de 3 a 5 refeições por dia também irá manter seus níveis de insulina constantes, e ajudar a aliviar problemas digestivos. Elimine pão e cozidos durante uma semana. Veja se você nota diferença nos sintomas. Muitas mulheres são sensíveis ao glúten, que está presente em comidas cozidas.

Tratamentos alternativos

Reduzir o álcool é uma maneira fácil de ajudar a aliviar alguns dos sintomas digestivos que você pode experimentar na perimenopausa. O álcool é considerado um irritante gástrico.

Tome hortelã, que é um conhecido calmante para problemas de digestão. Tome 2 ou 3 cápsulas entre as refeições para aliviar.

Tomar enzimas digestivas é outra opção para aliviar os sintomas de problemas digestivos. Estas enzimas são naturais, e ajudam a processar as gorduras, açúcares, amidos e proteínas.

Estilo de vida

Facilitar e reduzir a quantidade de estresse em sua vida muitas vezes pode levar a uma melhora do problema digestivo que pode estar ocorrendo. Tente meditação, exercícios de relaxamento ou de aconselhamento, se necessário. Exercício muitas vezes ajuda a reduzir o estresse. Tente adicionar atividades físicas, como caminhar ou andar de bicicleta, à sua rotina diária.

Dormir com um travesseiro de espuma que eleva sua cabeça é outra opção. Isso ajudará a o refluxo em sua garganta. Outra vantagem de dormir com a cabeça elevada é que ele vai ajudar a drenar os seios nasais.

Consulte o seu médico para falar sobre esses problemas digestivos. Ele pode elaborar um programa que irá atender seu estilo de vida e ajudar a aliviar os sintomas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível