Exercícios para a doença de Ménière

Escrito por alexis writing | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios para a doença de Ménière
A síndrome de Ménière é uma doença do ouvido interno (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A síndrome de Ménière é uma doença do ouvido interno que resulta em vertigem, tontura, desequilíbrio, percepção do ruído e perda de audição. Embora a medicação e cirurgia muitas vezes ajudem a curar a doença, os indivíduos que sofrem de Ménière muitas vezes têm dificuldade em andar e em ficar em pé normalmente antes que o tratamento tenha efeito. Recomenda-se, portanto, que os indivíduos com a doença experimentem vários exercícios para ajudar a melhorar o equilíbrio e a estabilidade. Estes exercícios não são uma cura, mas fornecem um nível de conforto para os doentes que estão enfrentando problemas de equilíbrio.

Outras pessoas estão lendo

Caminhadas

Atividades coordenadas em pé são difíceis para quem sofre da doença de Ménière. Andar de bicicleta ergométrica ou mesmo correr numa esteira não irá melhorar o equilíbrio, portanto, a caminhada é uma das primeiras atividades que devem ser tentadas. A terapia começa muito lentamente, com os indivíduos aprendendo a colocar o calcanhar na frente dos dedos do outro pé e, em seguida, avançando em linha reta. A caminhada pode ser combinada com movimentos lentos da cabeça, de um lado para outro. Andar e olhar para a distância ao mesmo tempo também pode ajudar. Recomenda-se frequentemente que, se for possível andar e virar a cabeça sem o aparecimento de vertigem, um indivíduo use os olhos para acompanhar objetos em movimento, como os pássaros que voam.

Exercícios de cabeça

Sentado, o indivíduo deve tentar inclinar a cabeça para cima, para olhar para o teto e, em seguida, movê-la lentamente para baixo até que esteja olhando para o chão. Esse exercício pode ser repetido dez vezes seguidas, a menos que o doente comece a sentir muita tontura. Em seguida, a cabeça pode ser girada de lado a lado, primeiro lentamente e, em seguida, a um ritmo mais rápido, mas deve-se ter cuidado para não machucar o pescoço. Se a tontura continua a diminuir, realizar esses exercícios com os olhos fechados ajudará a melhorar o equilíbrio ainda mais.

Exercícios sentado

Sentado em uma cadeira, um indivíduo com a doença de Ménière deve tentar encolher os ombros. Em seguida, os ombros podem ser rodados lentamente para a direita e para a esquerda, 20 vezes cada um. Pode-se tentar girar a cabeça, ombros e tronco do corpo, com os olhos ainda abertos, para a direita e para a esquerda, depois para cima e para baixo. Fazê-lo com os olhos fechados, ou fixos em direção a um ponto na parede ou no chão, é uma ótima maneira de melhorar esses exercícios, uma vez que os movimentos de olhos abertos possam ser concluídos sem tonturas. Movimentos oculares, enquanto sentado, usando o dedo como guia, podem ajudar - os exercícios devem ser tentados de um lado para outro, para cima e para baixo, e depois do dedo para o nariz e de volta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível