Como fazer exercícios de equilíbrio dinâmico com os pés e tornozelos

Escrito por ehow contributor | Traduzido por daniele joi
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Como fazer exercícios de equilíbrio dinâmico com os pés e tornozelos
Exercícios de equilíbrio dinâmico podem ajudá-lo a recuperar-se de uma lesão (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Depois de ter experimentado uma torção de tornozelo ou outras lesões, você precisa reaprender a equilibrar-se sobre seus pés. Exercícios de equilíbrio dinâmico, que você faz em movimento em vez de parado, podem ajudá-lo a recuperar o equilíbrio mais rapidamente que apenas realizando suas atividades regulares.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Equilibre-se sobre uma perna, segurando em um apoio, como a parede ou uma cadeira, se você tiver dificuldade em manter o equilíbrio. Mantenha o outro pé no chão em uma posição confortável.

  2. 2

    Verifique seu equilíbrio fazendo um agachamento por meio da dobragem de seu joelho. Certifique-se que seu pé esteja apontando para a frente e que seus joelhos estejam alinhados com seus dedos do pé.

  3. 3

    Adicione um desafio de equilíbrio ao agachamento básico e tente tocar o chão. Para este exercício, você deve dobrar tanto o joelho quanto os quadris. Vá para frente com o braço e toque o chão. Erga-se, sem colocar o outro pé no chão. Alterne as pernas para melhorar seu equilíbrio do outro lado também.

  4. 4

    Faça uma versão avançada do agachamento depois de dominar o equilíbrio na Etapa 3. Desta vez, tente tocar o chão à sua frente e na lateral. Em seguida, faça a mesma coisa para o outro lado, apoiando-se na mesma perna. Novamente, você pode alternar as pernas para melhorar o equilíbrio do outro lado.

  5. 5

    Modifique o agachamento avançado, se você precisar, fazendo-o na frente de uma mesa baixa. Em vez de usar o chão, tente alcançar a mesa. Você pode segurar-se facilmente se você sentir que está perdendo o equilíbrio.

Dicas & Advertências

  • Você pode segurar-se na parede ou em uma cadeira durante qualquer um desses exercícios.
  • Coloque dois objetos no chão quando você estiver fazendo o agachamento avançado. Eles agem como alvos para seu alcance e podem ajudá-lo a melhor manter seu equilíbrio.
  • Para um desafio ainda maior, feche os olhos enquanto você faz o agachamento.

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