Exercícios com a tabela periódica

Escrito por laurel brown | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios com a tabela periódica
A tabela periódica dos elementos é uma das principais ferramentas para o estudo da química (medicine image by kromleh from Fotolia.com)

A tabela periódica dos elementos é uma das principais ferramentas para o estudo da química. Ela possui um grande número de informações sobre os elementos e as suas estruturas atômicas. Esses exercícios vão te ajudar a aprender sobre os elementos e a usar a tabela.

Outras pessoas estão lendo

Aprenda os símbolos da tabela periódica

Existem alguns aspectos básicos da tabela periódica que você deve saber para que ela seja uma ferramenta eficaz. Em várias versões da tabela, os nomes dos elementos são omitidos ou estão escritos em fonte bem pequena. Os símbolos, que são uma ou duas letras, são usados em seu lugar. Muitos dos símbolos se encaixam no nome do elemento, como He, que é o Hélio e O, de Oxigênio, enquanto outros são mais difíceis de se adivinhar, como Au, do Ouro, e Sb, do Antimônio. Você pode aprender os símbolos e associá-los com os elementos corretos. Cartões de memória e quebra cabeças do tipo palavras cruzadas são formas excelentes de ensinar e aprendê-los. Nos cartões de memória, escreva o símbolo do elemento de um lado e o seu nome no outro. Para elementos com símbolos não usuais, você pode acrescentar uma explicação para o símbolo (normalmente devido ao nome do elemento em latim). Para as palavras cruzadas, use os símbolos como pistas, enquanto os nomes dos elementos devem encaixar-se nos quadrados do jogo.

Aprenda os números da Tabela Periódica

Os números atômicos, que são o número de prótons no núcleo do átomo, são também importantes no uso da tabela periódica, pois os elementos são organizados em ordem crescente de número atômico, da esquerda para a direita e de cima para baixo. O outro número mais comumente visto para cada elemento é a massa atômica, equivalente à massa média de um átomo do elemento (a soma dos seus prótons e nêutrons). Você pode simular números atômicos e números de massa atômica usando grupos de pequenos objetos, como velas, bolinhas de gude, bolas de algodão e moedas. A única restrição é que você precisará de dois tipos de objetos, um para os prótons e outro para os nêutrons. Usando a tabela periódica e seus números como guia, distribua os objetos pelos átomos. Um átomo com um número atômico 8 e uma massa atômica 16, por exemplo, deve ter 8 objetos de prótons e 8 de nêutrons. Este exercício faz com que você veja a grande diferença entre a massa dos diferentes átomos. Quando a massa atômica de um elemento não é um número inteiro (Como o Cloro, cuja massa é de 35,5), arredonde para o inteiro mais próximo.

Agrupe os elementos na tabela periódica

A tabela periódica é dividida e organizada de algumas maneiras. Uma das mais importantes divisões é o agrupamento de elementos em colunas. As colunas da tabela listam elementos que compartilham o mesmo número de elétrons de valência, que são os elétrons da camada mais externa da nuvem. Por causa disso, todos os elementos de um grupo compartilham propriedades químicas e físicas. Para este exercício, faça uma coleção de cartas. Cada carta deve ter o nome de um elemento e algumas das suas propriedades físicas e químicas. Por exemplo, a carta do sódio deve ter o seu símbolo (Na), o número atômico, o número de elétrons na sua camada de valência e algumas das suas propriedades químicas (faz um íon positivo, reage fortemente com água, etc). Certifique-se de ter vários elementos do mesmo grupo. O aluno então deve arranjar os elementos em grupos com base nas propriedades nos cartões. Compare os resultados do agrupamento com a tabela periódica para ver a lógica da construção da tabela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível