Exercícios para o tratamento da osteoartrite

Escrito por hugh houchin | Traduzido por jesse mourao
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Exercícios para o tratamento da osteoartrite
A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações (Comstock/Comstock/Getty Images)

A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações, e é a forma mais comum de artrite, de acordo com a Mayo Clinic. Esta doença ataca mais mulheres do que homens, e é comum nas mãos, joelhos e coluna vertebral. Ela geralmente ataca uma única área, mas pode invadir mais de uma.

A osteoartrite piora com o tempo e não tem cura, mas o exercício alivia a dor e aumenta a probabilidade de controle da doença e da dor.

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Causas

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem se desgasta nas extremidades dos ossos em suas articulações. As bordas da cartilagem tornam-se desiguais e irritadas causando dor. Às vezes, a cartilagem se desgasta totalmente e ossos friccionam uns contra os outros causando mais dor.

A causa exata da osteoartrite ainda não é conhecida. No entanto, a hereditariedade, o excesso de peso, o envelhecimento, os músculos fracos e lesões nas articulações parecem ser parte da causa.

Importância do exercício

O exercício é fundamental se você sofre de osteoartrite e quer controlá-la, porque os músculos e os tecidos em torno de suas articulações precisam ser fortes e flexíveis.

Se você está acima do peso, corte calorias juntamente com o exercício. Uma pequena quantidade de perda de peso alivia a tensão do joelho, quadril e articulações das costas e ajuda a superar a fadiga durante o exercício. Uma perda de 450 a 900 g por semana é benéfica para o controle da osteoartrite.

Exercícios cardiovasculares e de fortalecimento

• Caminhar, andar de bicicleta e nadar são bons exercícios porque fortalecem os músculos em torno de suas articulações e aumentam a resistência. • Se você tem degraus em sua casa, desça e suba-os por alguns minutos. Seja criativo. • Se você deseja se exercitar em casa, mas não quer gastar muito dinheiro em equipamentos, procure uma loja de usados. Você pode comprar equipamentos como esteiras, bicicletas ergométricas e máquinas de remo por um preço mais barato.

Amplitude dos exercícios de movimento

Estes exercícios movem suas articulações em toda a extensão do movimento, o que alivia a rigidez e aumenta a flexibilidade. Faça uma consulta com um fisioterapeuta e organize juntamente com ele um plano de exercícios que se adequem aos seus problemas específicos. Seu médico pode recomendar o exercício mais apropriado para você.

Evite esticar suas articulações

Você tensiona suas articulações fazendo as tarefas diárias normais. Visite um terapeuta ocupacional para ajudar a encontrar métodos para fazer as tarefas sem colocar muita pressão sobre as articulações .

Outros cuidados

• Não seja descuidado com nenhum tipo de exercício. Se você não tiver se exercitado recentemente, trabalhe até conseguir seu objetivo. Se é uma caminhada de 30 minutos comece em incrementos de 10 minutos. • Aqueça as articulações doloridas antes de se exercitar aplicando toalhas quentes, bolsas de calor ou tomando um banho quente. • Se suas articulações ficam doloridas durante o exercício, pare por esse dia. • Esfrie com gelo suas articulações após o exercício.

Confie no seu julgamento e não use mais energia do que deveria. Levou anos para desgastar as suas articulações, então não tente reconstruí-las em um dia.

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