on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Expectativa de vida de um peixe papagaio blood

A família dos Ciclídeos é o maior grupo de peixes de água doce, contendo várias espécies famosas no aquarismo, como o acará-disco, o acará-bandeira e peixes papagaio. Existem dois tipos de peixe papagaio, encontrados na América Central e do Sul, mas o mais comum para criadores é a espécie mestiça conhecida como papagaio blood. Peixes papagaio são muito coloridos e, se bem cuidados, vivem com muita saúde durante bastante tempo.

O peixe papagaio blood recebe esse nome por sua cor laranja-avermelhada (smile image by Casmium from Fotolia.com)

Informações sobre o peixe papagaio

Muitos aquaristas conhecem o papagaio blood, mas a maioria não sabe que essa espécie não ocorre na natureza. As duas espécies de peixe papagaio de água doce são Hoplarchus psittacus e Hypsophrys nicaraguensis. Esses peixes raramente são usados em aquários, mas o papagaio blood é facilmente encontrado. Eles tem uma cor laranja-avermelhada escura e uma cabeça em formato de bico. Por ser uma espécie híbrida, criada pela ação humana, os papagaios blood não tem nome científico. Peixes desse tipo também foram cruzados com outras espécies, para criar novas cores como roxo e rosa.

Loading...

Expectativa de vida

O Hoplarchus psittacus, o verdadeiro ciclídeo papagaio, pode viver até 10 anos em cativeiro. Há casos de indivíduos que chegaram a mais de 15 anos de idade. Da mesma maneira, o Hypsophrys nicaraguensis tem uma expectativa de vida entre 10 e 15 anos, com alguns indivíduos vivendo mais do que isso. O papagaio blood tem longevidade parecida, girando em torno dos 10 anos. A maioria dos ciclídeos vive em torno de 10 anos, sobretudo espécies maiores.

Aumentando a expectativa de vida

O melhor jeito de aumentar a expectativa de vida de ciclídeos papagaio é manter um ambiente saudável no aquário e prover uma dieta nutritiva. A maioria dos peixes desse tipo são bem adaptados em pHs próximos ao neutro, mas eles toleram níveis até 6 ou 6,5. A temperatura ideal para um aquário com peixes dessa espécie vai de 22,5 °C a 26,5 °C. Indivíduos da espécie Hoplarchus psittacus costumam ser melhor adaptados a temperaturas levemente maiores. A alimentação deve conter ração de alta qualidade para ciclídeos suplementada com alimentos vivos ou congelados como minhocas, camarões, mariscos e vegetais como abobrinha e alface.

Dicas de cuidado

Já que as duas espécies naturais de ciclídeo papagaio ocorrem em habitats diferentes, é preciso adequar o aquário para o tipo de peixe que quiser criar. Espécies criadas em aquário costumam tolerar maiores variações no ambiente do aquário do que espécies silvestres. Híbridos feitos pela ação humana costumam ser mais resistentes ainda. Para manter uma boa qualidade da água, não introduza alimentos em excesso e troque semanalmente de 10 a 20% do volume d'água do áquario.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...