×
Loading ...

Experimento: ovo em queda livre usando fita adesiva

O propósito do experimento do ovo em queda livre é jogar um ovo de uma determinada altura e fazer com que ele caia no chão sem quebrar. Como alternativa, o experimento pode ser feito jogando o ovo em um copo d'água, com alguns obstáculos colocados no caminho. Essa prática testa a segunda lei de Newton, que descreve a relação entre a massa de um objeto e a aceleração aplicada.

Você consegue deixar um ovo cair sem quebrá-lo? (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Copos de isopor

Coloque uma pedra mais pesada que o ovo em um copo de isopor. Coloque seis ou mais copos dentro do que contém a pedra. Coloque o ovo no copo de cima, e então coloque mais um copo por cima do ovo. Use fita adesiva para prender os copos. O ovo será protegido, já que o isopor absorve o impacto quando é jogado no chão. Por ser mais pesada, a pedra vai impedir que os copos tombem para um dos lados durante a queda. Jogue a pilha de copos no chão e verifique se o ovo está inteiro.

Loading...

Caixa de papelão

Abra completamente a parte superior de uma caixa de leite ou outra caixa de papelão, e coloque pipoca, amendoins ou plástico-bolha dentro para preenchê-la. Encha cerca de 3/4 do recipiente. Enrole o ovo em papel de seda e coloque-o em cima do enchimento. Cubra-o com mais enchimento até que a caixa esteja cheia, mas sem transbordar. Feche a tampa e prenda com fita adesiva. Jogue o ovo no chão. Quando você abrir a caixa, verá que ele está intacto.

Para-quedas

Corte um recipiente ou caixa para colocar o ovo (um copo também pode ser usado). Qualquer tipo de recipiente funcionará, contanto que você faça buracos na parte de cima para amarrar um para-quedas. Corte um círculo de 76 cm de diâmetro em uma sacola plástica. Faça 8 buracos igualmente espaçados nas bordas do círculo e do recipiente. Amarre uma linha de 46 cm em cada buraco do para-quedas e no buraco correspondente do pote. Coloque o ovo ali dentro e jogue-o de uma altura determinada.

Meia-calça

Coloque o ovo dentro de um par de meias-calças que vá até a altura dos joelhos, ou outro tipo de suporte de tecido similar. Prenda o ovo na seção intermediária da meia-calça, colocando uma liga de borracha firmemente em cada lado do ovo. Estique a meia-calça para cada borda de uma longa caixa. Use fita adesiva para deixar a meia-calça fixa no lugar. Se desejar, faça um nó no final da meia-calça para segurar enquanto passa a fita. Ao fixar o equipamento adequadamente, o ovo deverá ficar suspenso no centro da caixa com movimentos limitados. Passe fita na caixa para fechá-la, e jogue-a de uma altura determinada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...