Mais
×

De que material são feitas as caixas de ovos?

Atualizado em 22 julho, 2017

De acordo com o ENC, as caixas de ovos são feitas de vários materiais, incluindo papelão ou papel, plástico e espuma de poliestireno (isopor). Os tipos de embalagem dependem do fabricante e não têm influência sobre o sabor dos ovos.

As caixas de ovos são feitas de materiais diferentes (Image by Flickr.com, courtesy of Gisela Francisco)

Função

As caixas de ovos são usadas para manter os ovos separados e protegidos durante o transporte deles desde o local de origem até sua geladeira.

Tipos

As caixas de ovos normalmente são feitas de papelão ou espuma, mas algumas são de plástico. O tipo de embalagem depende do fabricante e não influencia o sabor ou tipo de ovo.

Papelão ou papel prensado

O papelão prensado é um material comum na fabricação de caixas de ovos. Essas caixas geralmente têm espaço para manter de seis a doze ovos ou mais. Algumas vezes, as caixas de uma dúzia apresentam uma linha picotada no meio para que sejam divididas em duas caixas de meia dúzia. Esse tipo de embalagem comumente é feita de papel reciclado ou papel de jornal.

Espuma de poliestireno

A espuma de poliestireno (isopor) é também um material muito popular para caixas de ovos, que são produzidas em uma variedade de tamanhos, tendo capacidade para seis a doze ovos ou mais.

Plástico

Algumas vezes, o plástico moldado é usado para fazer caixas de ovos. Nesse caso, elas geralmente possuem um formato ligeiramente diferente das caixas feitas de papelão ou isopor. Além da parte superior moldada para encaixar os ovos, essas caixas também possuem uma tampa adicional, que cobre a parte moldada, para proteger ainda mais os ovos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article