Experimentos de água salgada e corante alimentar

Escrito por stephanie urban | Traduzido por karen isayama
Experimentos de água salgada e corante alimentar
Água salgada e corante alimentar podem criar efeitos de arco-íris através de camadas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Experimentos de água salgada e corante alimentar são gratificantes tanto para os alunos quanto para os professores. Eles permitem que os alunos possam tirar suas conclusões a respeito da densidade da água. Para os mais avançados, esses experimentos podem ser usados para discussões sobre o aquecimento global, derretimento do gelo polar e como esse fator pode afetar o oceano no futuro.

Densidade de água salgada x densidade de água doce

Coloque 200 mL de água doce em dois frascos. Em um deles, acrescente uma colher de sal. Peça aos alunos para anotarem suas observações sobre os dois potes e o que eles acham que acontecerá ao adicionar corante alimentar em cada um. Coloque quatro gotas de corante em cada recipiente. Ele vai misturar com a água doce, porém não acontecerá o mesmo com a água salgada, que fará o corante flutuar na superfície. Explique como a água salgada, mais densa, faz o corante, que tem a mesma densidade da água doce, flutuar.

Diferentes densidades da água salgada

Esse experimento vai mostrar qual solução é mais densa, de acordo com a quantidade de sal. Essa atividade deverá ser preparada com um dia de antecedência. Encha garrafas de 1 L com a mistura a seguir. No primeiro frasco, coloque 18 colheres de sal e corante azul, para o segundo, coloque 11 colheres de sal e corante vermelho, para o terceiro, quatro colheres de sal e corante verde e, por último, no quarto recipiente, não inclua sal e coloque corante amarelo. Preencha uma das pontas de um canudo limpo com um pedaço de argila para tampar o buraco. Peça aos alunos para tentarem fazer camadas colocando cores menos densas no topo de cores mais densas, como amarelo em cima do verde. Se as cores estiverem misturando, a ordem está errada, e será preciso começar de novo.

Derretimento de gelo em água salgada x água doce

Esse experimento mostrará diferenças de se derreter gelo em água salgada e doce. No dia anterior, congele cubos de gelo com água doce em cores diferentes. Coloque um cubo de gelo em um copo de água doce em temperatura ambiente e outro em copo de água salgada, também em temperatura ambiente. Peça aos alunos para observarem o derretimento dos dois cubos. No copo de água doce, o gelo derretido misturará com a água, já na água salgada, o gelo derretido ficará no topo do copo, pois a água é mais gelada e fará com que o gelo derreta mais devagar. O corante alimentar vai mostrar que em água doce a cor se misturará uniformemente e, em água salgada, a cor flutuará no topo.

Camada de cores com um sifão

Essa experiência mostrará o que acontece quando água salgada encontra com a doce ou salobra. Na noite anterior, prepare um pote de água salgada com corante para dissolver o sal. Coloque esse recipiente em um lugar mais alto que a jarra de água doce. Coloque um tubo plástico ligando um recipiente ao outro. Uma camada de água salgada colorida se formará no fundo do pote de água doce. Agora, faça o processo inverso trocando as alturas dos recipientes, o que formará uma camada de água doce no topo da salgada.