Experimentos de ciências de condutores de calor para alunos de primeira série

Escrito por vivian wagner | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos de ciências de condutores de calor para alunos de primeira série
Crianças podem fazer experimentos simples para testar como o calor é conduzido através de vários materiais, como uma caneca. (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Mostrar à alunos da primeira série como o calor é conduzido através de uma variedade de materiais pode ser divertido e educacional. O princípio básico da condução de calor pode ser visto em qualquer lugar no mundo real, e quanto mais as crianças verem esse princípio em ação, mais entenderão as noções de energia térmica, condução e isolamento.

Outras pessoas estão lendo

Mãos e gelo

Para esse experimento, crianças precisarão apenas de suas próprias mãos e cubos de gelo. Faça com que as crianças esfreguem as mãos até começarem a sentir que estão aquecendo. Explique para elas que esse calor é causado pela fricção, que ocorre quando dois objetos são esfregados juntos. Peça para cada criança pegar um cubo de gelo, segurar sob uma pia ou tigela e ver como o calor de suas mãos derrete o gelo. Essa é uma simples condução de calor de sua pele para o gelo, e é uma boa maneira de demonstrar o quão rápido e fácil o calor pode ser conduzido através da pele.

Raspas de chocolate

Crianças adoram comer chocolate e brincar com comida, então esse experimento é a mistura perfeita entre ciência, cozinha e fazer um lanche. Pegue uma tigela e coloque em uma panela com água quente. Coloque raspas de chocolate meio amargo na tigela -- cuidando para que não caia água junto com o chocolate -- e peça que as crianças mexam o chocolate com uma colher para notar como ele derrete gradualmente. Isso mostrará que o calor está sendo conduzido pela água quente através do metal da tigela para as raspas de chocolate. Para uma atividade final, deixe as crianças mergulharem morangos no chocolate e comer de lanche.

Madeira, plástico e metal

Diferentes materiais conduzem calor em velocidades diferentes, e este experimento irá permitir que as crianças meçam essas diferenças. Pegue uma tigela de cerâmica ou de vidro e vários objetos, incluindo um lápis de madeira, uma régua de plástico e uma colher de metal. Coloque água quente na tigela e então, coloque cada objeto de pé, encostado dentro da tigela. Use um pouco de massinha de modelar para manter os objetos no lugar. Pegue um pouco de manteiga ou gordura e coloque um disco de plástico ou uma ficha de pôker em cima de cada objeto. Peça que as crianças calculem o tempo que leva para o calor atingir cada objeto, derreter a manteiga ou a gordura e fazer com que o disco de plástico caia. Isso mostrará as diferentes velocidades de condução de calor da madeira, do plástico e do metal.

Canecas e copos

Coloque chocolate quente dentro de um copo de vidro, de plástico, de isopor e de uma caneca de café. Peça que as crianças peguem cada um e vejam qual é o mais quente e qual é o mais frio; o que estiver mais quente é o melhor condutor de calor e o que estiver mais frio é o melhor isolante. Esse experimento demonstra as diferenças entre um condutor e um isolante, e permite mostrar como alguns materiais funcionam melhor como condutores enquanto outros funcionam melhor como isolantes, baseado na velocidade e na intensidade de sua condutividade. Ao final do experimento, as crianças podem ter o bônus de tomar o chocolate quente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível