Conhecimento

Experimentos de ciências da sétima série sobre o peso do ar e o da água

Escrito por andrew button | Traduzido por nicolle roesner
Experimentos de ciências da sétima série sobre o peso do ar e o da água

O peso do ar e água pode ser medido, como qualquer outra coisa

Creatas/Creatas/Getty Images

Na sétima série, os estudantes começam a aprender química básica - e então, na maioria das escolas, eles continuam com átomos e moléculas quando eles alcançam a oitava ou nona série. A maioria dos estudantes da sétima série entendem que o ar e a água têm um peso e que cada substância pode exercer pressão sobre o recipiente no qual ele é mantido. Existem vários experimentos que podem ajudar um aluno da sétima série entender os tópicos elementares do peso, pressão e massa e como eles se relacionam ao ar e à água.

Outras pessoas estão lendo

Peso e gravidade

Uma forte correlação existe entre peso e gravidade. O peso de um objeto é determinado por sua massa relativa a um outro objeto. O peso do ar e da água é afetado por objetos colocados em recipientes com apenas ar e água. Para conduzir um experimento que demonstra o peso relativo de objetos no ar e água, coloque um balde de água em uma balança, seguido por um balde vazio. Depois de registrar ambos os pesos, coloque um objeto no balde vazio e então coloque o objeto no balde com água. O balde com água irá experimentar um aumento menor do peso, assim demonstrando que a água absorve mais do peso de um objeto do que o ar.

Experimentos com balões

A água e o ar podem ser medidos em uma balança usando balões. Para provar isso, encha um balão com água e o outro com ar e prenda ambos na balança. Observe qual dos dois puxa a balança para cima e qual é empurrado para baixo. Aquele que puxar a balança pesa mais (normalmente, o objeto que empurra o seu lado da balança pesa mais, mas como os balões puxam para cima, aquele que puxar seu lado para cima pesará mais).

Pressão

Um indicador do peso é a massa. A massa é a quantidade de matéria em um objeto. O peso é determinado pela massa, e como toda matéria tem um peso, não há peso sem matéria. Você pode determinar se a água ou o ar tem mais massa por centímetro quadrado ao encher os balões com a mesma substância até que ele estoure. O balão que for maior quando estourar tem menos massa por centímetro quadrado, já que cada centímetro quadrado de massa exerceu menos pressão no balão.

Estados da matéria

É relativamente fácil mudar o estado da água para gelo e vice-versa (H20), já que ela possui um ponto de congelamento alto e um ponto relativamente baixo de ebulição. Em um experimento, você compara o peso do líquido/gelo com o peso do ar e registra qualquer diferença que você notar. Encha o balão com água a partir de uma torneira ao colocar o buraco na torneira. Coloque a água do balão em uma vasilha depois de pesar o balão, deixe a vasilha no freezer e então tire-a quando estiver com a água congelada. Então, quebre o gelo em pequenos pedação ao colocá-lo em um saco plástico e ao bater o saco em uma superfície dura (como o cimento). Coloque as partículas de gelo no balão e então pese o balão. Pese o ar do balão ao prendê-lo em uma balança com dois lados com um pedaço de barbante.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media