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Experimentos científicos fáceis para o ensino fundamental

Atualizado em 17 abril, 2017

Conforme as crianças vão crescendo, começam a perguntar sobre coisas cotidianas. Alunos do ensino fundamental podem imaginar como as ondas se formam no mar ou o que causa uma tempestade de raios, por exemplo. As aulas de ciências é o lugar onde essas perguntas e outros mistérios podem ser explorados.

A ciência pode explicar muitas coisas que ocorrem na natureza (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Experimentos com a luz

Pegue um prisma e descubra as diferentes cores de luz que compõem a luz que é gerada pelo sol. Ilumine um pedaço de papel branco com a luz refratada e peça aos alunos para desenhar as linhas divisórias entre as diferentes cores da luz no papel. Isso ajuda-os a determinar o comprimento da onda das cores no arco-íris. Sendo assim, essa será a introdução para o comprimento de onda e frequência.

O efeito do ângulo do sol na temperatura

Mostre aos alunos como o ângulo da luz afeta a temperatura em um termômetro. Coloque três termômetros de fácil leitura na janela da sala de aula. Arrume um deles a 45º, outro a 90º e o último plano no peitoril da janela. Durante uma semana, anote a temperatura de cada dia e discuta por que as temperaturas são diferentes.

Experimento sobre atrito

Construa um simples carro de madeira fixando quatro rodas em uma pequena prancha, com arruelas entre a roda e a madeira, para que elas possam rolar livremente. Crie algumas faixas que sejam do mesmo ângulo, para o carro andar. A primeira deve ser feita de madeira. A segunda deve ser coberta com areia. Cole vidro na terceira faixa. Anote a velocidade do carro em cada faixa e discuta como o atrito reduz a velocidade de um objeto.

Experimentos sociais

Conduza um experimento científico que determine se o paladar é definido pela idade ou o gênero. Escolha 20 estudantes do sexto, sétimo e oitavo anos para participar desse experimento, metade meninos e metade meninas de cada série. Dê para cada aluno um copo com Coca-Cola e outro com Pepsi para provarem, sem dizer qual é o refrigerante em cada copo. Anote qual refrigerante os alunos preferem. Faça um gráfico com o resultado e determine se existe alguma diferença baseada na série ou no gênero para cada marca. Discuta como as amostragem foram conduzidas e quais erros podem ocorrer nas amostragens, como basear o resultado em pequenos grupos de teste.

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