Experimentos práticos de física sobre eletromagnetismo

Escrito por stephen benham | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos práticos de física sobre eletromagnetismo
Todos os ímãs têm dois polos, incluindo os eletroímãs (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O princípio do eletromagnetismo é usado em muitos dispositivos, uma campainha de porta é um exemplo típico. Experimentos práticos de física sobre eletromagnetismo são uma grande ferramenta educacional aos alunos. Além do processo ser agradável, a capacidade do aluno de guardar informações é reforçada durante uma experiência prática.

Outras pessoas estão lendo

Eletroímã simples

Enrole fios de cobre isolados cerca de 30 vezes em torno de um prego de 7 a 10 cm. Conecte as duas extremidades do fio em uma bateria, uma de 9 volts PP3 é perfeita para o caso. Solte alguns clipes de papel metálicos sobre uma mesa, ou use limalhas de ferro. Coloque a extremidade do prego perto dos objetos metálicos. Eles são atraídos para o prego e grudam nele. Isto ocorre porque a corrente elétrica que flui através da bobina de fio criou um campo magnético que é transferido para o prego. Desconecte os fios da bateria. Os metais irão cair do prego porque como a corrente termina, o prego de ferro não é mais magnético.

Ímã permanente

Você pode usar o mesmo procedimento para fazer um ímã permanente, mas você precisa usar um prego de aço ao invés de um prego de ferro. Enrole um fio de cobre isolado em torno do prego de aço 30 vezes como antes. Conecte as extremidades do fio na bateria, mas desta vez deixe conectado por vários minutos. Durante este tempo, o campo magnético criado pela bobina induz a sua força no prego de aço. Desconecte os fios da bateria. Coloque a extremidade do prego perto dos clipes de papel. Eles irão grudar no prego porque ele é um ímã permanente.

Norte e sul

Todos os ímãs, incluindo os eletroímãs, têm um polo norte e sul. Uma extremidade do prego que magnetizou é um polo sul e a outra um polo norte. É possível descobrir qual extremidade é o polo norte ou sul usando outro ímã permanente que tem os polos marcados nele. Coloque uma extremidade do prego em direção ao polo norte do outro ímã. Se o prego grudar, esta extremidade é o sul pois os opostos se atraem, e se ele é repelido, a extremidade é o norte. Marque cada extremidade do prego. Observe que enquanto o prego manter o magnetismo, ele irá gradualmente perder força ao longo do tempo.

Alterando os polos

Os polos de um ímã permanente sempre permanecem os mesmos. No entanto, você pode alterar os polos de um eletroímã. Conecte os fios da bobina que estão enrolados em torno do prego, mas desta vez mude a polaridade. Ligue o fio que anteriormente foi ligado ao terminal positivo da bateria no negativo, e vice-versa para o outro fio. Deixe a corrente fluir por alguns minutos. A direção do fluxo da corrente mudou e segue na direção oposta. Desconecte os fios e coloque a extremidade do prego marcado como norte perto do polo sul de outro ímã permanente. Ele é repelido, pois o fluxo elétrico alterou a forma de como o prego é magnetizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível