Mais
×

Como extrair suco de romã em uma centrífuga

Atualizado em 17 abril, 2017

As romãs são colhidas quando estão maduras e prontas para o consumo. Elas estão cheias de grãos vermelho-vivo em forma de lágrimas que contêm um delicioso suco. Algumas variedades podem ser encontradas em agosto, enquanto a temporada de colheita comercial vai de outubro a janeiro. Na hora de extrair seu suco em uma centrífuga, tenha o cuidado de separar e descartar toda a membrana que envolve os grãos. A membrana tem um gosto amargo e pode entupir e danificar o aparelho. Extrair o suco manualmente é um outro método e pode ser feito facilmente, cortando a fruta no meio e espremendo-a como você faria com uma fruta cítrica.

Instruções

Romãs são normalmente colhidas entre outubro e janeiro (Pomegranate image by HengeHoG from Fotolia.com)
  1. Segure firmemente a romã sobre uma tábua e, usando uma faca afiada, corte a extremidade da coroa. Coloque a ponta da faca na haste da romã. Marque a casca da fruta da haste atá a coroa, separando-a em quartos. Quebre firmemente a romã em quatro partes com suas mãos, seguindo a linhas guia.

    Todos os grãos devem ser removidos da romã antes da extração do suco (pomegranate image by Nadezhda Kalinina from Fotolia.com)
  2. Dobre a casca de cada pedaço da romã para revelar a membrana. Descarte a casca. Use os dedos para colher cuidadosamente os grãos e colocá-los em uma bacia de água fresca. Todos devem ser removidos antes da extração. Use a faca para ajudar a remover ainda mais grãos da membrana. Remova qualquer resto de membrana que tenha sobrado. Continue a remover os grãos de cada pedaço colocando-os na tigela. Escorra a água da tigela com uma peneira.

  3. Ligue a centrífuga. Algumas delas vêm com um anexo para frutas pequenas que as impedem de saltar para fora do aparelho. Adicione os grãos à centrífuga conforme as instruções do fabricante.

  4. Empurre a peça no bocal da centrífuga para extrair o suco das grãos. As sementes serão descartadas através do filtro de malha fina do aparelho. Se sua centrífuga não tiver um filtro, coe o suco extraído com um escorredor forrado com uma gaze ou em uma peneira para retirar as sementes ou partes sólidas que possam ter saído da centrífuga.

Dicas

  • Ao escolher uma romã, as frutas mais pesada produzirão mais suco.
  • A pequena semente dentro de cada grão é comestível e fornece fibras.
  • Um liquidificador também pode ser usado para extrair o suco dos grãos. Coloque 2 xícaras de sementes em um liquidificador e bata. Coe o suco extraído com um escorredor forrado com uma gaze ou em uma peneira.

Aviso

  • Tenha cuidado ao extrair o suco de romãs, pois suas sementes podem manchar as roupas facilmente.

O que você precisa

  • Romã
  • Faca afiada
  • Tábua de corte
  • Tigela
  • Água
  • Centrífuga
  • Gaze
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article