Faça você mesmo: prateleiras para despensa

Escrito por naima manal | Traduzido por christian avila
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: prateleiras para despensa
Otimize o espaço de sua cozinha criando novas prateleiras

Espaço de armazenamento é um diferencial em toda cozinha. Adicionar prateleiras a um armário embutido ou em um cantinho para um espaço extra pode instantaneamente maximizar sua capacidade de estocar alimentos e outros produtos. Você precisará apenas de algumas medidas, ferramentas e suprimentos para instalar as prateleiras.

Outras pessoas estão lendo

As medidas

Antes de pegar as ferramentas e os suprimentos, tire algumas medidas e diagrame o plano de sua despensa. Meça a distância em toda a volta do seu armário e o comprimento das duas laterais, especialmente se elas tiverem um pequeno espaço com uma folga para a porta, e anote esse número. Você também pode instalar prateleiras laterais, caso a profundidade da parede lateral seja larga o suficiente para acomodá-las.

Meça a altura desejada para sua despensa, tendo em mende que você pode reorganizar o que está estocando. Considere o item mais alto de seu estoque, e então adicione dois ou três centímetros.

Faça uma marca na parede com as distâncias entre as prateleiras para que você possa avaliar o que vai caber nesse espaço. Isso também permitirá que você faça ajustes antes de começar a instalação.

Ferramentas e suprimentos

Tenha em mãos uma serra circular, uma serra mitra (se você tiver uma), um martelo, pregos ou uma pistola de pregos, uma broca e parafusos, cola de madeira, uma fita métrica, um nível, uma régua, lápis e papel. Trabalhar com madeira maciça irá garantir uma longa vida útil para as prateleiras de sua despensa com uma flacidez mínima. Meça a largura máxima que suas prateleiras podem acomodar, inclusive ao longo de suas paredes laterais. Isso determinará o tamanho das placas de madeira que você deverá comprar. Lembre-se que a madeira usa dimensões nominais. As medidas do espaço de suas prateleiras também determinarão quantos metros de madeira você irá utilizar para fazer toda a sua despensa.

Montando as prateleiras

O design de sua despensa determinará se você irá construir um quadro para as prateleiras -- como uma estante de livros -- ou simplesmente fixá-as na parede. Mesmo se for apenas fixá-las na parede, você precisará enquadrar a prateleira na parede e também na área onde elas se unem às prateleiras do fundo. Isso dará a todo o sistema do armário um suporte extra.

As prateleiras podem ser presas diretamente à parede usando suportes específicos. Uma outra alternativa é colocá-las em um quadro, deslizando as prateleiras até cantoneiras ou apoiando-as em tiras de madeira.

Corte as prateleiras de forma que elas caibam exatamente no espaço disponível. Use um nível para marcar uma linha reta para cada peça. Fixe os suportes de parede ou as próprias prateleiras ao quadro de madeira. Utilize parafusos e cola de madeira para montar o quadro e para colar os suportes à madeira. Coloque as prateleiras e use novamente cola de madeira e pregos para mantê-las no lugar.

Depois que as prateleiras estiverem prontas, finalize-as com tinta e verniz. Quando secarem, suas prateleiras estarão prontas para o uso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível