×
Loading ...

Faça bolinhos com gotas de chocolate e banana

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Introdução

Assar é um método de cozimento que mesmo os mais experientes cozinheiros domésticos tendem a evitar. Talvez seja o medo de encontrar um bolo carbonizado no forno -- ou a necessidade de usar medidas exatas de ingredientes -- ou talvez seja aquela visão de farinha por todos os cantos de sua cozinha após o preparo. A verdade é que assar é muito fácil e a recompensa é gratificante e deliciosa. Essa receita de bolinhos, ou "muffins", com banana e gotas de chocolate irá guiá-lo passo a passo e vai fazer sua família feliz, pois finalmente você descobriu algo interessante na internet.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Qual forma devo usar?

Se você já tem uma forma para "muffins", use-a -- não será necessário comprar uma mais chique. Se você for comprar uma, preste atenção nas diferenças. Uma forma simples de metal será perfeita, apenas certifique-se de que ela esteja untada, com manteiga, gordura ou spray de cozinha e levemente enfarinhada para evitar que os bolinhos grudem nela. Se você usar forminhas de papel, não será necessário untar e enfarinhar os buracos, mas é uma boa ideia untar a superfície entre eles. Formas de silicone não precisam de nenhuma preparação especial, mas ainda é bom usar as forminhas de papel, pois elas são bonitas e divertidas.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Maduros e moles = doces e suaves

Antes de ir para os outros ingredientes, fique atento ao comprar as bananas. Para fazer bolos ou bolinhos, a banana precisa estar muito madura -- não apenas madura. Simplesmente, quanto mais madura, melhor sabor terá. Compre algumas bananas e espere que elas fiquem bem manchadas, ou compre algumas bem maduras na quitanda.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Branco, leite, escuro ou rico em cacau?

A massa do bolinho é adoçada com banana madura e açúcar. Assim, usar chocolate em pó vai tornar as coisas muito mais doces. É uma questão de gosto, é claro, mas ao usar chocolate amargo e escuro -- com 60% ou mais de cacau -- você vai perceber que os sabores se complementam muito bem.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ligue o forno. Já!

Agora que você está pronta para iniciar a receita, ligue o forno. Sim, agora. Se colocar os bolinhos em um forno frio ou que não tenha sido devidamente aquecido, eles não crescerão ou ficarão com aparência ruim, ao menos enquanto não receberem cobertura. Então, ajuste seu forno em 200ºC agora e vamos colocar a mão na massa.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Utensílios necessários

Como em qualquer projeto culinário, tudo de que você precisa -- utensílios e ingredientes -- deve estar pronto para uso. Além das forminhas de papel e formas de bolinhos, tenha prontas duas tigelas de mistura grandes e duas pequenas -- uma grande para os ingredientes molhados, outra para os secos e a massa, uma tigela pequena para derreter a manteiga no micro-ondas, outra para os ovos. Pode-se usar um "mixer", uma espátula flexível ou, melhor, uma colher de pau. Separe xícaras ou uma balança e colheres de medição.

Comstock/Comstock/Getty Images

Use ingredientes saudáveis

Os seguintes ingredientes devem render 12 bolinhos: 1 ½ xícara (190 g) de farinha 2/3 xícara (140 g) de açúcar 1 ½ colher de chá de fermento em pó ½ colher de chá de bicarbonato de sódio ¼ colher de chá de sal 1 colher de chá de extrato de baunilha 2 ou 3 bananas de tamanho médio ou grandes 1 ovo 80 g de manteiga derretida ¼ xícara (60 ml) de leite 80 a 100 g de chocolate picado ou gotas de chocolate

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Prepare os ingredientes

Após separar e medir os ingredientes, é só começar. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Derreta a manteiga em uma tigela pequena no micro-ondas -- por cerca de 30 segundos -- e deixe esfriar um pouco. Bata levemente o ovo em uma tigela pequena -- é bom fazer isso separadamente para evitar que um ovo podre estrague a mistura. Amasse as bananas com um garfo em uma tigela grande e, em seguida, adicione o leite, a baunilha, a manteiga e o ovo. Se você estiver usando chocolate em barra, pique em pedaços do tamanho de um grão de feijão.

Rayes/Photodisc/Getty Images

Misture os ingredientes

Depois de misturar bem os ingredientes líquidos, despeje a mistura na tigela de ingredientes secos. Se for usar um "mixer", uma colher ou espátula, esteja atento para não misturá-los demais neste ponto. Adicione o chocolate e misture a massa até que fiquem bem distribuídos e não sobre nenhuma farinha seca -- mexa até o ponto em que ela fique úmida. Não bata muito a mistura, ou seus bolinhos ficarão achatados.

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Divida -- a massa -- e conquiste!

Você sabia que, antes de adicionar o chocolate, é possível dividir a massa para satisfazer os diferentes gostos de sua casa? Apenas coloque metade da massa em outra tigela e misture um chocolate diferente -- até mesmo chocolate branco -- ou até chocolate nenhum. Viva!

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Enchendo as formas

Uma vez que a massa esteja misturada, coloque-a nas formas de bolinhos forradas as forminhas de papel até que fiquem ¾ completas. Em seguida, despeje o restante entre todas as formas para que os bolinhos fiquem uniformes. Coloque as formas na grelha central do forno e reduza a temperatura a 175 graus. Asse por 30 minutos.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Bolinhos frescos!

Alguns fornos aquecem mais do que outros, verifique os bolinhos com um palito após 25 minutos. Se o palito sair limpo ou com um pouco de farelo seco, eles estão prontos. Se ele sai com chocolate, tente novamente. Quando terminar, retire as formas e deixe esfriar por cinco minutos. Depois da forma esfriar, retire os bolinhos e deixe-os esfriar antes de comer.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Vamos revisar

Todo mundo adora bolinhos -- então limpe sua forma antiga, pegue uma emprestada ou compre uma nova. O chocolate precisa oferecer algum contraste para complementar a banana. Preaqueça o forno, agora. Prepare sua cozinha: Separe ingredientes e utensílios. Os bolinhos começam molhados e ficam sequinhos. Não misture muito, por favor. Verifique com um palito ou um espeto de madeira -- se sair chocolate, é só lamber e usar outro. Espere os bolinhos esfriarem ou você poderá queimar a boca de alguém.