Passatempos

O que é "fachada" na Arquitetura?

Escrito por george lawrence | Traduzido por lara kimberly pedra barbosa
O que é "fachada" na Arquitetura?

Muitas fachadas de catedrais utilizam torres em espiral, suportes voantes, arcos para intricar esculturas e estátuas

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

O modelo mais básico para um prédio é uma caixa simples: quatro lados, um telhado, algumas janelas e saídas. Quadrados e caixas são chatos. Ao desenhar um prédio, o exterior é uma das considerações mais importantes. Os arquitetos devem equilibrar o modelo com fatores como estética e funcionalidade.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Uma fachada é um lado do prédio que fica virado pra rua. Edifícios de esquina tem duas fachadas principais, enquanto prédios que ficam um do lado do outro geralmente só tem uma fachada principal. A fachada de um prédio é tipicamente decorativa ou visualmente chamativa, embora o termo possa significar qualquer lado do prédio que dê pra rua ou qualquer espaço na frente dele que fique virado pro público.

Tipos de características

As características de fachadas variam de arquiteto, governando estilos de tempo e função. Por exemplo, edifícios comerciais no fim do século 19 e início do 20 compartilhavam características comuns de ter uma tampa no telhado, janelas uniformemente espaçadas e organizadas no nível mediano e fachadas feitas principalmente de vidro no nível mais baixo. Por a fachada ser o aspecto mais chamativo de um prédio, os arquitetos tendem a usar materiais mais elaborados e caros nela do que dos outros lados do prédio que não chamam tanta atenção.

Esquema de desenho

Agências de governo locais podem exigir que os arquitetos cumpram certas instruções e restrições a respeito de construir fachadas pelos limites da cidade. Los Angeles, por exemplo, tem uma "lista de viabilidade" que os arquitetos precisam seguir. Os objetivos da lista são adicionar e realçar interesse visual nos prédios e no ambiente geral, criar compatibilidade entre eles e criar um lugar divertido e seguro de se visitar.

Exemplos de fachada

Arquitetos empregam muitas técnicas e estilos quando estão desenhando a fachada de um prédio. A "Dancing House" em Praga, por exemplo, tem linhas curvadas e dobras e janelas espaçadas e não-uniformes para criar uma cena de movimento. Em contraste, os prédios do Grand Canal em Veneza são majestosos e imponentes; usam sacadas de pedra no nível mediano e arcos em muitas das janelas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media