Mais
×

Como falar com as crianças sobre a poluição do ar

Atualizada February 21, 2017

Como falar com as crianças sobre a poluição do ar. Crianças estão mais expostas à poluição do ar por várias razões. Crianças respiram mais ar que adultos proporcionalmente a seu peso, têm passagens de ar menores e mais estreitas, que reagem de forma pior às toxinas e ficam mais próximas ao solo e, assim, a maiores concentrações de poluição. Ensine-as sobre poluição para protegê-las e torná-las mais conscientes sobre o meio ambiente.

Instruções

A poluição do ar afeta as crianças de uma forma pior do que aos adultos (Polution image by Mac Harlock from Fotolia.com)
  1. Educar alunos sobre os diferentes tipos de poluição. Diga as crianças que os principais tipos de poluição do ar são a fumaça, a chuva ácida, o efeito estufa e os buracos na camada de ozônio. Crianças podem participar com uma pequena brincadeira onde cada uma tira um pedaço de papel com um tipo de poluição e dizem o que é e como prejudicam o corpos em crescimento das crianças.

  2. Diga às crianças como o ar poluído afeta seus corpos. Deixe-os trabalhar em pequenos grupos e com grandes folhas de papel. Diga aos grupos para que desenhem uma pessoa, e então para as crianças rodearem essa pessoa com imagens de poluição. Por exemplo, desenhar água preta como a chuva ácida, e nuvens negras como a fumaça. Peça para que as crianças conectem os tipos de poluição com as partes do corpo afetadas.

  3. Ensine às crianças sobre as mudanças de comportamento que podem tomar para proteger elas mesmas da poluição. Deixe as crianças brincarem em grupos e criarem anúncios televisivos para informar ao telespectador sobre as mudanças a tomar para protegerem a si mesmos de cada tipo de poluente. Coloque as notícias no canal ou rede de sua escola se tiver uma.

  4. Reserve um dia no laboratório de computação da escola. Proporcione a experiência de navegar por sites interativos que ensinem sobre poluição (veja alguns abaixo).

  5. Mostre às crianças o medidor do nível de qualidade do ar (AQI), que é uma cartela colorida que informa as pessoas sobre a qualidade do ar em um dia em particular. Deixe que as crianças façam suas próprias cartelas. Coloque uma em sala de aula. Todo dia, assista às notícias para saber sobre a qualidade e então marque a que representa a qualidade do ar naquele dia.

  6. Peça aos alunos que escrevam seus planos pessoais: Um planeja falar de como reduzir a poluição do ar e outro quer discutir como proteger eles mesmo da poluição do ar.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article