Falha de ignição do motor de popa CDI de uma Yamaha 115 R

Escrito por will charpentier | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Falha de ignição do motor de popa CDI de uma Yamaha 115 R
Uma falha no motor de popa pode estar relacionada ao CDI (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma falha de ignição do motor de popa em uma Yamaha 115 R pode estar relacionada ao sistema de ignição de descarga do capacitor do motor, ou CDI. Essa não é a única causa potencial de problemas como o aquecimento intermitentemente das velas de ignição ou a falha no módulo de ignição. Estes são sintomas, e podem ser resultados de outros problemas no motor. Um bom diagnóstico e resolução dos problemas é essencial para ajudá-lo a identificar a verdadeira causa do problema.

Outras pessoas estão lendo

Aquecimento intermitente

Um bom tacômetro indutivo pode ser usado para comparar o aquecimento da vela de ignição nos cilindros desde a marcha lenta até o acelerador aberto. Ele mede o número de rotações por minuto em um motor através da contagem do número de impulsos elétricos que ocorrem no interior da bobina ou dentro de um cilindro de um motor, sendo este último geralmente o "número 1", ou superior. Se esse dispositivo for movido para os diferentes cilindros de um motor em que um deles esteja aquecendo de forma intermitente, o cilindro parecerá produzir menos rotações por minuto. Se houver uma diferença entre um cilindro e os outros, a razão pode ser uma bobina do estator, uma bobina de carga, ou até mesmo uma bobina de ignição que provoca curto-circuito ao solo a determinadas temperaturas ou sob certas condições de carga. Isso também pode resultar de uma falha interna no CDI.

Falha nos cilindros

Os motores de popa da Yamaha produzidos após o ano de 2001 normalmente usam um módulo de ignição ou um CDI por cilindro. Quando avistar falhas nos cilindros, verifique primeiro a bobina de disparo para aquele cilindro. Se um motor tiver vários CDIs, mova-os de um cilindro para o outro para ver se o problema persiste. Se o problema permanecer com o cilindro original, a causa principal será uma peça ou um sistema diferente do CDI.

Módulos de ignição queimados

Quando o motor apagar os seus módulos de ignição constantemente, especialmente se o problema se limita aos mesmos cilindros repetidas vezes, as bobinas de ignição precisarão ser substituídas. Uma má bobina irá criar uma volta indutiva que destruirá os módulos. A bobina pode parecer bem com todos os testes imagináveis, portanto, a única coisa que funciona para elas é a substituição. Se ela for substituída e o problema ainda persistir, pode ser o estator, uma vez que ele pode, se testar bem, enviar tensões de pico para os módulos, fazendo com que eles falhem.

Solução de problemas

Solucionar um problema com o CDI da popa da Yamaha 115 R é como resolver qualquer problema - comece com o sistema, depois teste os componentes em uma ordem lógica para reduzi-lo a um único subsistema ou parte. Ao testar o CDI para determinar se ele está relacionado com uma falha de ignição, o problema deve estar presente durante o teste. Se isso significa que um problema intermitente aparece apenas a uma determinada temperatura ou sob uma determinada carga, os componentes danificados podem passar nos testes.

Isso significa que, ou você deve testar o problema enquanto ele está acontecendo naturalmente, ou você deve causá-lo duplicando as condições de funcionamento em que ele ocorre, mesmo que isso implique você sair com o barco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível