Mais
×

Falta de ar e dor no peito

Atualizado em 17 abril, 2017

A falta de ar, conhecida como dispneia, é uma condição na qual o indivíduo tem a sensação de dificuldade para respirar, pressão no peito ou sufocamento. Se acompanhada por dores no peito, ela pode indicar diversos problemas.

Esses sintomas podem ser indicadores de um problema grave (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Angina

A angina, também conhecida por dor no peito, ocorre quando há uma diminuição no fluxo sanguíneo para o coração. Alguns sintomas dessa condição incluem falta de ar e dor ou desconforto no peito.

Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco acontece quando os vasos sanguíneos que fornecem sangue rico em oxigênio para o coração ficam bloqueados. Esse fato pode ocorrer devido a uma aterosclerose e os sintomas podem incluir dor no peito e falta de ar.

Embolia pulmonar

Os coágulos de sangue podem se desenvolver nas pernas e ir para outras partes do corpo. Eles podem chegar aos pulmões e bloquear os vasos sanguíneos que entregam o sangue com oxigênio. Esse fato é conhecido por embolia pulmonar, e os sintomas são falta de ar e dor no peito.

Falência cardíaca

Falência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue o bastante para atender às necessidades do corpo. Isso pode causar falta de ar, pois o corpo não receberá sangue com oxigênio o suficiente. Se a falência for ocasionada por um ataque cardíaco, também haverá dor no peito.

Significância

Se a falta de ar for acompanhada por dor no peito, pode ser indício de algo grave, portanto, é importante que o indivíduo procure ajuda médica rápido se tiver algum desses sintomas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article