Famosas pinturas arcaicas de vasos

Escrito por shannon stoney | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Famosas pinturas arcaicas de vasos
Durante o período arcaico, os pintores de vasos na Grécia atingiram o apogeu de sua arte (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Os gregos antigos estavam entre os melhores ceramistas do mundo. Eles criavam diversas formas de vasos, desde pequenos frascos para óleos até grandes ânforas para água e vinho. As pinturas nesses vasos nos mostram a maestria dos artistas gregos. Nenhuma pintura de painel desse período sobreviveu completamente intacta, então nossas melhores informações sobre a pintura grega vêm daquelas encontradas nos vasos. Durante o período arcaico, os pintores gregos dominaram a ilustração das formas humanas e animais.

Outras pessoas estão lendo

O período arcaico na cerâmica

O período arcaico na pintura dos vasos gregos começou em torno de 700 a.C. e durou até 480 a.C., quando foi substituído pelo período clássico de pintura de figuras vermelhas. Antes do período arcaico, a pintura em vasos tinha se resumido a figuras geométricas. Contudo, durante esse período, os pintores começaram a experimentar com as formas humanas e de animais, provavelmente devido ao contato com outras culturas ao redor do mediterrâneo. As figuras – humanas, animais e mitológicas – eram pintadas sobre um fundo de argila vermelha com um esmalte que se tornava preto quando escurecia. O esmalte era uma pasta de minerais especiais de argila, semelhantes a um verniz. Temas comuns eram funerais, esportes, guerra e mitologia. Em torno de 550 a.C., os pintores atenienses exportavam seus vasos para outras cidades ao redor de todo o Mediterrâneo. Alguns dos pintores mais conhecidos eram Sophilos, Kleitias, Nearchos, Lydos, Exekias e o pintor de Amasis.

O vaso François

O vaso François é, provavelmente, o vaso grego mais conhecido no mundo. Foi descoberto na Itália, perto de Florença, por Allesandro François. O vaso foi pintado por Kleitias, que o assinou, em algum momento entre os anos 570 e 560 a.C.. Esteva quebrado em milhões de peças, mas foi restaurado.

Há cinco faixas de frisos no vaso maior retratando vários eventos mitológicos e relacionados à guerra de Troia. O friso superior retrata a caçada de javalis da Caledônia em um dos lados e a dança de jovens atenienses, do outro. A segunda faixa, contando a partir do topo, mostra os jogos fúnebres de Pátroclo, o grande amigo de Aquiles, em um dos lados, enquanto o outro mostra a batalha entre os lápitas e os centauros. A terceira faixa mostra o casamento de Peleu e Tétis, mãe de Aquiles. O centauro Quíron também está retratado nesse friso.

A quarta faixa demonstra a batalha de Aquiles e Troilo, durante a Guerra de Troia, e no outro lado, o retorno de Hefestos ao monte Olimpo após seu banimento. Ele está montado em um burro, ou jumento. A quinta faixa mostra esfinges e grifos, criaturas híbridas da mitologia e, no pé do vaso, está desenhada a batalha entre os pigmeus e grous. As alças também são decoradas com pinturas da Senhora dos Animais, uma deusa alada, e uma imagem de Ajax carregando Aquiles ferido. O vaso François está em um museu em Florença, Itália.

A taça de Dioniso

Exekias era um dos mais bem sucedidos e conhecidos pintores de vasos e taças de figuras negras. A taça de Dioniso é um de seus trabalhos mais famosos. A taça, em seu interior, retrata o deus Dioniso reclinado em um pequeno barco. O mastro do barco se transforma em uma videira cheia de uvas. No mar ao redor do barco, golfinhos saltam e nadam. A peça ilustra a historia da fuga de Dioniso dos piratas, que planejavam capturá-lo para vendê-lo como escravo. Ele os venceu magicamente ao transformar o mastro em uma videira, o que assustou os piratas. A taça está em um museu em Munique, Alemanha.

Aquiles e Ajax jogando dados

Exekias também fez uma famosa ânfora de figuras negras que agora se encontra no Museu do Vaticano. Ela retrata Aquiles e Ajax jogando os dados durante uma calmaria na Guerra de Troia. Os dois heróis estão com armadura completa e suas lanças ao alcance das mãos, mas estão curvados sobre uma pequena mesa e apostam os números nos dados. As palavras gregas para três e quatro saem de suas bocas como em um gibi. Exekias realizou os detalhes em suas roupas e cabelos com incisões precisas no esmalte negro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível