Que fatores contribuem para a poluição do ar em ambientes fechados?

Escrito por kiley mitchell | Traduzido por paloma nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que fatores contribuem para a poluição do ar em ambientes fechados?
A poluição na sua casa pode ser maior do que na rua (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)

Por mais que não seja reconhecida como um problema de saúde preocupante, a poluição do ar em ambientes internos pode aumentar o risco de doenças. Como as pessoas têm passado cada vez mais tempo dentro de casa, a limpeza do ambiente interno está se tornando mais importante. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o nível de poluição interna pode ser maior do que o de poluição externa. Há muitos fatores que contribuem para a poluição em ambientes fechados e conhecer as causas pode ajudar a minimizar o nível de contaminação.

Outras pessoas estão lendo

Poluentes externos

Os poluentes podem se originar em vários lugares externos e entrar nos ambientes. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o pólen, os contaminantes de indústrias, a poeira, o radônio, os pesticidas, as emissões de veículos e o escapamento de outros prédios podem entrar no ambiente e causar contaminação. Ocasionalmente, esses poluentes podem entrar pelo sistema de ventilação, por rachaduras ou por outras áreas abertas. Esses poluentes químicos e biológicos podem causar reações alérgicas em várias pessoas.

Equipamentos e suprimentos

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, suprimentos contendo solventes, amônia e outros compostos orgânicos voláteis podem causar contaminação. Equipamentos usados diariamente como copiadoras, impressoras e computadores também podem liberar toxinas prejudiciais. Se não houver um sistema de ventilação adequado, os equipamentos e suprimentos usados em um escritório podem causar danos à saúde. O Departamento de Saúde e de Serviços Humanos da Carolina do Norte diz que itens domésticos como conservantes de tecidos e roupas lavadas a seco também podem contribuir para a poluição em ambientes internos.

Origem humana

A atividade humana causa uma grande quantidade da poluição do ar encontrada em ambientes internos. Derramamentos acidentais podem causar o crescimento de bactérias e os produtos químicos para manutenção da casa ficam no ar se não houver ventilação adequada. Tinta nova, móveis novos e remodelagens também podem poluir o ar. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, até mesmo atividades humanas como fumar, cozinhar ou simplesmente passar perfume podem deixar poluentes no ar.

Ambiente não-sanitário

Condições não-sanitárias nos ambientes podem causar uma variedade de crescimento microbiológico e deixar poluentes no ar. Isso inclui danos causados por enchentes, água parada, condensação e gás do encanamento que sai das bicas. Resolva tais condições imediatamente. O Departamento de Saúde e de Serviços Humanos da Carolina do Norte diz que umidade dentro de casa também pode causar problemas de saúde como asma, alergias e outras infecções respiratórias.

Má ventilação

Muitas construções não possuem um sistema de aquecimento, ventilação e refrigeração de ar, também conhecido como sistema HVAC, que atende às necessidades específicas do lugar. Um sistema HVAC inclui todo o equipamento usado para filtrar propriamente o ar ao aquecer ou resfriar. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos recomenda ajustar o sistema de acordo com o número de pessoas e com o propósito do ambiente. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, um sistema HVAC funcionando corretamente deve remover os contaminantes através de filtração, de exaustores e de controle de pressão e ao mesmo tempo distribuir uma quantidade suficiente de ar a todos as áreas numa temperatura confortável. Garanta que sua casa possua um sistema de ventilação adequado e troque os filtros de ar regularmente para prevenir a entrada de alergênicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível