Mais
×

Fatos e hábitos dos pinguins

Atualizada November 21, 2016

Pinguins normalmente são vistos no zoológico. Muitas pessoas pensam que pinguins só vivem em áreas frias e com neve, mas há muito mais para se saber sobre esse pássaro. Um fato incrível sobre os pinguins, para começar, é que embora realmente sejam pássaros, eles não voam: eles nadam.

Alguns pinguins vivem em climas mais quentes. (penguin image by Kevin McGrath from Fotolia.com)

Hábitos alimentares

A maioria dos pinguins come peixes, camarões e krill. Espécies diferentes de pinguins escolhem alimentos diferentes. O site do SeaWorld diz que o pinguim-rei e imperador preferem peixes e lula, enquanto espécies menores escolhem krill. Eles se alimentam no mar e caçam pela visão. O SeaWorld também diz que pinguins passam por um período anual de jejum e, antes desse período, acumulam uma camada de gordura para armazenar energia.

Fatos aleatórios

De acordo com o Penguin Facts, os pinguins podem nadar até 24 km/h. Um grupo de pinguins é chamado de colônia. Eles põe ovos, como outros pássaros. Ficam quentes em climas frios por sua camada de gordura abaixo da pele e pelo fato de suas penas serem bastante coladas umas às outras.

Espécies de pinguins

Existem pelo menos 18 espécies diferentes de pinguins. Facts About Penguins diz que o maior pinguim é o imperador e o menor é o pinguim-azul. Os imperadores podem alcançar quase 1,20 metros de altura, enquanto o azul chega a apenas 40 cm. O pinguim mais rápido, que pode nadar até 40 km/h, é o gentoo. E o pinguim mais raro do mundo é o pinguim de-olho-amarelo, que é nativo da Nova Zelândia.

Hábitos de acasalamento

Como os cisnes, os pinguins se juntam para sempre. O casal de pinguins geralmente terá uma ninhada pequena de filhotes. Eles também se revezam ao cuidar tanto dos ovos quanto dos filhotes. Os pinguins mantêm o ovo em seus pés para que ele não congele quando vivem em climas frios, e ele precisa ser transferido delicadamente da mãe para o pai quando trocam de turno.

Pinguins no mapa

Muitas espécies diferentes de pinguins podem ser encontradas em todo o mundo, mas de acordo com o Penguins World, todas as espécies podem ser encontradas no hemisfério sul. Os pinguins imperadores são nativos da Antártica. Muitas espécies podem ser encontradas na Nova Zelândia, como o pinguim-azul, o pinguim-das-galápagos, o pinguim-de-olho-amarelo e o pinguim-das-snares. Outros habitats de pinguins podem ser encontrados nas Ilhas Malvinas, Ilhas Galápagos, Peru, Chile, Sul da Austrália e até na Tasmânia.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article