Fatos sobre a arte de Pablo Picasso

Escrito por sophie johnson | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Pablo Picasso foi um artista espanhol que introduziu um estilo de trabalho novo e ousado que mudou a forma como a cultura ocidental percebe e define a arte e a beleza na arte. Picasso foi prolífico, trabalhando em vários meios artísticos. Além de desenho e pintura, Picasso esculpiu, estampou, ilustrou, desenhou trajes e cenários e escreveu peças de teatro. Picasso começou a estudar e a produzir arte na infância e, quando atingiu a idade adulta, estava pronto para deixar para trás o caminho das convenções artísticas em favor de sua própria visão artística.

Outras pessoas estão lendo

Vida pessoal

Pablo Picasso nasceu em Málaga, Espanha, em 25 de Outubro de 1881, filho de Maria Picasso López e José Ruiz Blasco. Ele era o mais velho dos três filhos; as duas filhas mais jovens eram meninas. O pai de Picasso era um instrutor de arte, então Picasso foi exposto à arte como um modo de vida desde o início. Aos vinte anos de idade, o artista se estabeleceu permanentemente em Paris e teve uma vida amorosa tempestuosa, tendo quatro filhos com três esposas diferentes além de vários relacionamentos com outras mulheres. A arte de Picasso reflete essas relações, já que as mulheres foram temas muito utilizados em seu trabalho. Picasso morreu em 8 de Abril de 1973, em Paris.

Significado

Picasso inventou diversos estilos de pintura, entre eles, Cubismo, Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. Estes, por sua vez, inspiraram movimentos similares na música e literatura. As explorações de Picasso nas formas e no abstrato serviram para libertar a concepção artística e a compreensão, influenciando o desenvolvimento da arte ao longo do século XX e além. Embora os trabalhos abstratos de Picasso tenham inspirado e encorajado outros artistas, Picasso tinha desprezo por quem fazia pinturas abstratas puras.

Períodos até 1921

Anos de Formação - Como estudante, além de aprender a arte de seu pai, Picasso estudou na Guarda School of Fine Arts, à partir de 1892; na The Llotja School of Fine Arts, durante dois anos e, brevemente, na San Fernando Academy of Fine Arts, em Madrid. Além de desenhos, Picasso pintou em óleo e criou modelos clássicos realistas.

Período Azul - Durante o Período Azul de Picasso, de 1901 a 1905, o artista fez uso de observações artísticas literais como vida noturna e paisagens para assuntos mais simbólicos e introvertidos. Picasso tornou-se influenciado por ideias literárias, vinculando o sofrimento com sinceridade e arte. Ele frequentemente usava os excluídos da sociedade como personagens durante este período; suas cores se tornaram predominantemente monocromáticas e azuis.

Período Rosa - Este período de Picasso durou de 1905 a 1906 e mostrava cores quentes, especialmente rosa e ocre, retornando à sua arte. Os personagens eram comumente acrobatas e artistas de circo.

Período Cubista - com a criação de Les Demoiselles d'Avignon, de 1907 foi marcado o início do Cubismo, que Georges Braque e Picasso desenvolveram durante 1914. Alguns chamam o início deste período de Período Africano de Picasso, porque o artista era fascinado pela angularidade das esculturas africanas e incorporou esta angularidade a alguns de seus trabalhos. Faces de máscara podem ser vistas em Les Demoiselles d'Avignon.

Períodos desde 1921

Período Neo-Clássico - Por volta de 1921, Picasso começou a incorporar temas tradicionais em suas pinturas - assim, este período é considerado como seu período Classicista ou Neo-clássico.

Período Surrealista - Após 1927, o trabalho de Picasso mostrou a influência do movimento surrealista.

Período de tempos de guerra - Com o bombardeio de 1937 de Guernica (País Basco, Espanha), Picasso criou obras propagandistícas, começando com o mural Guernica, retratando a destruição da cidade e seu sofrimento. Picasso se recusou a permitir que o mural se estabelecesse na Espanha até o fim do fascismo no país, que ocorreu em 1981.

Período Pós-Guerra - Após a Segunda Guerra Mundial e para o resto de sua vida, Picasso continuou a trabalhar através dos meios, explorando e reexplorando. Picasso criou variações de temas que ele já havia trabalhado e também variações sobre o trabalho de outros artistas. Estas variações não eram estudos, mas reinterpretações - até mesmo reimaginações.

Cronologia artística, até 1921

1889 - "O Picador," primeiro óleo de Picasso, pintado quando tinha 8 anos de idade.

1887 - "Ciência e Caridade", óleo sobre tela. O trabalho foi exposto na Exposição Geral de Belas Artes, em Madrid, enquanto Picasso ainda era um adolescente, ganhando dois prêmios.

1900 - Primeira exposição individual. A exposição foi realizada em Barcelona, Espanha.

1901 - Primeira exposição em Paris.

1903 - "La Vie", óleo sobre tela: Obra-prima do período azul.

1907 - "Les Demoiselles d'Avignon," óleo sobre tela: Um trabalho inovador que mudou a direção de arte e começou o Movimento Cubista.

1912 - Primeiras colagens.

1916 - Começou a associação com os Ballets Russes. Em 1917, o "Parade" estreou com figurino e decoração feitos por Picasso. Foi a primeira de várias colaborações com a empresa.

Cronologia artística, à partir de 1923

1923 - "As Flautas de Pan", óleo sobre tela: Obra-prima do período Neo-clássico de Picasso.

1931 - O artista montou um estúdio de escultura na Normandia.

1935 - "Minotauromachy", gravura. Picasso identificado com o Minotauro, uma criatura metade homem, metade touro do mito e usada em seu trabalho.

1937 - "Guernica", óleo sobre tela. Uma representação do bombardeio de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. O mural gigante em preto e branco tornou-se um símbolo do sofrimento causado pela guerra.

1940 - Primeiro jogo: "O Desejo Pego pela Cauda."

1945 - Começou a explorar a litografia.

1947 - Iniciou os trabalhos de cerâmica.

1955 - "Don Quixote", desenho a tinta: icônico desenho criado para a revista francesa "Les Lettres Françaises", em comemoração do aniversário da publicação da obra-prima literária "Don Quixote".

1967 - "Cabeça de Mulher," escultura de solda e aço. O trabalho de 50 metros de altura fica em Chicago.

Influências

O primeiro professor e influência de Picasso foi seu pai, um pintor e mestre de desenho, que reconheceu o gênio de Picasso quando ele era muito jovem. Picasso frequentava museus e estudou os pintores espanhóis Goya e Velázquez quando se tornou adulto. As obras do pintor francês Paul Cézanne, que mostravam objetos geométricos tridimensionais na natureza do século XIX, influenciaram Georges Braque e principalmente Picasso para desenvolver o Cubismo, com Juan Gris, tornando-se mais tarde uma influência sobre o estilo. O Cubismo mostra os diferentes pontos de vista e ângulos de um assunto simultaneamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível