Fatos sobre a arte de Pablo Picasso

Escrito por sophie johnson | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Pablo Picasso foi um artista espanhol que introduziu um estilo de trabalho novo e ousado que mudou a forma como a cultura ocidental percebe e define a arte e a beleza na arte. Picasso foi prolífico, trabalhando em vários meios artísticos. Além de desenho e pintura, Picasso esculpiu, estampou, ilustrou, desenhou trajes e cenários e escreveu peças de teatro. Picasso começou a estudar e a produzir arte na infância e, quando atingiu a idade adulta, estava pronto para deixar para trás o caminho das convenções artísticas em favor de sua própria visão artística.

Vida pessoal

Pablo Picasso nasceu em Málaga, Espanha, em 25 de Outubro de 1881, filho de Maria Picasso López e José Ruiz Blasco. Ele era o mais velho dos três filhos; as duas filhas mais jovens eram meninas. O pai de Picasso era um instrutor de arte, então Picasso foi exposto à arte como um modo de vida desde o início. Aos vinte anos de idade, o artista se estabeleceu permanentemente em Paris e teve uma vida amorosa tempestuosa, tendo quatro filhos com três esposas diferentes além de vários relacionamentos com outras mulheres. A arte de Picasso reflete essas relações, já que as mulheres foram temas muito utilizados em seu trabalho. Picasso morreu em 8 de Abril de 1973, em Paris.

Significado

Picasso inventou diversos estilos de pintura, entre eles, Cubismo, Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. Estes, por sua vez, inspiraram movimentos similares na música e literatura. As explorações de Picasso nas formas e no abstrato serviram para libertar a concepção artística e a compreensão, influenciando o desenvolvimento da arte ao longo do século XX e além. Embora os trabalhos abstratos de Picasso tenham inspirado e encorajado outros artistas, Picasso tinha desprezo por quem fazia pinturas abstratas puras.

Períodos até 1921

Anos de Formação - Como estudante, além de aprender a arte de seu pai, Picasso estudou na Guarda School of Fine Arts, à partir de 1892; na The Llotja School of Fine Arts, durante dois anos e, brevemente, na San Fernando Academy of Fine Arts, em Madrid. Além de desenhos, Picasso pintou em óleo e criou modelos clássicos realistas.

Período Azul - Durante o Período Azul de Picasso, de 1901 a 1905, o artista fez uso de observações artísticas literais como vida noturna e paisagens para assuntos mais simbólicos e introvertidos. Picasso tornou-se influenciado por ideias literárias, vinculando o sofrimento com sinceridade e arte. Ele frequentemente usava os excluídos da sociedade como personagens durante este período; suas cores se tornaram predominantemente monocromáticas e azuis.

Período Rosa - Este período de Picasso durou de 1905 a 1906 e mostrava cores quentes, especialmente rosa e ocre, retornando à sua arte. Os personagens eram comumente acrobatas e artistas de circo.

Período Cubista - com a criação de Les Demoiselles d'Avignon, de 1907 foi marcado o início do Cubismo, que Georges Braque e Picasso desenvolveram durante 1914. Alguns chamam o início deste período de Período Africano de Picasso, porque o artista era fascinado pela angularidade das esculturas africanas e incorporou esta angularidade a alguns de seus trabalhos. Faces de máscara podem ser vistas em Les Demoiselles d'Avignon.

Períodos desde 1921

Período Neo-Clássico - Por volta de 1921, Picasso começou a incorporar temas tradicionais em suas pinturas - assim, este período é considerado como seu período Classicista ou Neo-clássico.

Período Surrealista - Após 1927, o trabalho de Picasso mostrou a influência do movimento surrealista.

Período de tempos de guerra - Com o bombardeio de 1937 de Guernica (País Basco, Espanha), Picasso criou obras propagandistícas, começando com o mural Guernica, retratando a destruição da cidade e seu sofrimento. Picasso se recusou a permitir que o mural se estabelecesse na Espanha até o fim do fascismo no país, que ocorreu em 1981.

Período Pós-Guerra - Após a Segunda Guerra Mundial e para o resto de sua vida, Picasso continuou a trabalhar através dos meios, explorando e reexplorando. Picasso criou variações de temas que ele já havia trabalhado e também variações sobre o trabalho de outros artistas. Estas variações não eram estudos, mas reinterpretações - até mesmo reimaginações.

Cronologia artística, até 1921

1889 - "O Picador," primeiro óleo de Picasso, pintado quando tinha 8 anos de idade.

1887 - "Ciência e Caridade", óleo sobre tela. O trabalho foi exposto na Exposição Geral de Belas Artes, em Madrid, enquanto Picasso ainda era um adolescente, ganhando dois prêmios.

1900 - Primeira exposição individual. A exposição foi realizada em Barcelona, Espanha.

1901 - Primeira exposição em Paris.

1903 - "La Vie", óleo sobre tela: Obra-prima do período azul.

1907 - "Les Demoiselles d'Avignon," óleo sobre tela: Um trabalho inovador que mudou a direção de arte e começou o Movimento Cubista.

1912 - Primeiras colagens.

1916 - Começou a associação com os Ballets Russes. Em 1917, o "Parade" estreou com figurino e decoração feitos por Picasso. Foi a primeira de várias colaborações com a empresa.

Cronologia artística, à partir de 1923

1923 - "As Flautas de Pan", óleo sobre tela: Obra-prima do período Neo-clássico de Picasso.

1931 - O artista montou um estúdio de escultura na Normandia.

1935 - "Minotauromachy", gravura. Picasso identificado com o Minotauro, uma criatura metade homem, metade touro do mito e usada em seu trabalho.

1937 - "Guernica", óleo sobre tela. Uma representação do bombardeio de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. O mural gigante em preto e branco tornou-se um símbolo do sofrimento causado pela guerra.

1940 - Primeiro jogo: "O Desejo Pego pela Cauda."

1945 - Começou a explorar a litografia.

1947 - Iniciou os trabalhos de cerâmica.

1955 - "Don Quixote", desenho a tinta: icônico desenho criado para a revista francesa "Les Lettres Françaises", em comemoração do aniversário da publicação da obra-prima literária "Don Quixote".

1967 - "Cabeça de Mulher," escultura de solda e aço. O trabalho de 50 metros de altura fica em Chicago.

Influências

O primeiro professor e influência de Picasso foi seu pai, um pintor e mestre de desenho, que reconheceu o gênio de Picasso quando ele era muito jovem. Picasso frequentava museus e estudou os pintores espanhóis Goya e Velázquez quando se tornou adulto. As obras do pintor francês Paul Cézanne, que mostravam objetos geométricos tridimensionais na natureza do século XIX, influenciaram Georges Braque e principalmente Picasso para desenvolver o Cubismo, com Juan Gris, tornando-se mais tarde uma influência sobre o estilo. O Cubismo mostra os diferentes pontos de vista e ângulos de um assunto simultaneamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível